4 coisas que apps de mapa e transporte sabem sobre você e como se proteger
Aplicativos de mapa e transporte auxiliam usuários a se locomoverem pelas cidades, seja informando os melhores trajetos e horário de ônibus ou permitindo recarga de cartões. Ao oferecer esses serviços, eles podem ser um pouco invasivos com a coleta de dados do usuário. Destinos e rotas favoritos, dados pessoais e interações com outros indivíduos, por exemplo, são algumas das informações que esse tipo de app armazena sobre você.
LEIA: Cinco apps 'mais seguros' para se proteger online; veja
Com algumas dicas de segurança, porém, você pode garantir a sua privacidade enquanto usa esses aplicativos. Na lista a seguir, veja quatro coisas que apps de mapa e transporte sabem sobre você e como se proteger.
1 de 8 Apps de mapa e transporte coletam informações do usuário; saiba quais dados e como se proteger — Foto: Marcela Franco/TechTudoApps de mapa e transporte coletam informações do usuário; saiba quais dados e como se proteger — Foto: Marcela Franco/TechTudo
Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Opine no Fórum do TechTudo.
O que apps de transporte e mapas sabem sobre você
1. Seus destinos favoritos
Aplicativos de mapa e transporte possuem a opção "Favoritos" para o usuário adicionar os locais que vai frequentemente, como o endereço da casa e do trabalho. A opção, geralmente exibida na tela inicial da plataforma, facilita a busca por informações, já que elimina o passo de digitar o endereço de destino. No entanto, a prática faz com que usuário acabe fornecendo aos apps dados de seus destinos regulares, o que pode ser incômodo à sua privacidade.
2 de 8 Apps de transporte armazenam seus destinos favoritos — Foto: Reprodução/Marcela FrancoApps de transporte armazenam seus destinos favoritos — Foto: Reprodução/Marcela Franco
💥️2. Seu tipo de rota favorito
Outro dado que os apps coletam do usuário são os tipos de trajetos feitos com frequência. Os aplicativos de mapas e transporte têm acesso às informações de viagem referentes à geolocalização, como rotas, meio de transporte e horários de viagem. De acordo com a política de privacidade de dados de diversas plataformas, esses dados de identificação digital precisam ser coletados automaticamente para exibir rotas e horários de ônibus, trem ou metrô. Desse modo, ao permitir esse tipo de informação, os apps de mapa têm acesso ao seu modelo de transporte "favorito".
3 de 8 Apps de transporte sabem qual seu tipo de rota favorito — Foto: Reprodução/Marcela FrancoApps de transporte sabem qual seu tipo de rota favorito — Foto: Reprodução/Marcela Franco
💥️3. Sua interação com outros usuários no app
Aplicativos de transporte têm acesso às interações que você tem com outros usuários — como quando uma rota é compartilhada com terceiros. Além disso, apps de transporte privado ou de caronas ainda podem coletar informações de conversas trocadas com outros usuários na plataforma. O Waze, por exemplo, armazena mensagens de bate-papo com a equipe de suporte da empresa ou com condutores.
💥️4. Informações das redes sociais conectadas aos apps
A prática de fazer o login em apps usando serviços como Facebook e Google é comum entre os usuários, já que economiza tempo. No entanto, ao entrar em aplicativos de transporte e mapas com outras contas, a plataforma tem acesso aos dados que você compartilha com a sua rede social, como nome, endereço de e-mail, idioma preferido e foto do perfil, entre outras informações.
4 de 8 Usar o login do Facebook e da conta Google para acessar apps de transporte dá acesso à informações pessoais presentes na conta de e-mail ou rede social — Foto: Reprodução/Marcela FrancoUsar o login do Facebook e da conta Google para acessar apps de transporte dá acesso à informações pessoais presentes na conta de e-mail ou rede social — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Dicas de segurança para proteger sua privacidade
💥️1. Desativar o histórico de localização no 💥️Google💥️ Maps
O histórico de localização dos apps guarda as localizações que você visitou — dessa forma, a plataforma tem acesso aos seus destinos já buscados. Uma dica de segurança, então, é desativar a configuração. Para fazer isso no Google Maps, é preciso acessar as configurações da sua Conta Google. Você pode fazer isso acessando o aplicativo Google Drive e, depois, tocando no ícone de perfil exibido canto superior direito.
Em seguida, vá em "Gerenciar sua Conta do Google". Depois, em "Dados e Privacidade", busque por "Configurações do histórico". Nessa seção, toque em "Histórico de localização". Agora, toque em "Desativar" para concluir a ação.
5 de 8 Desativar histórico de localização no Google Maps em poucos passos — Foto: Reprodução/Marcela FrancoDesativar histórico de localização no Google Maps em poucos passos — Foto: Reprodução/Marcela Franco
💥️2. Só permitir localização durante o uso do app
Apps de rotas e transporte precisam que o usuário libere o acesso ao local do dispositivo para oferecerem seus serviços. Os usuários, porém, podem selecionar uma opção de permissão mais segura ao entrar na plataforma pela primeira vez. Nesse caso, quando o aplicativo exibir o aviso de permissão de localização, basta tocar em "Permitir durante o uso do app". Assim, os apps só terão acesso ao seu local quando você estiver usando o serviço.
6 de 8 Escolha a opção "Permitir durante o uso do app" para ter mais privacidade — Foto: Reprodução/Marcela FrancoEscolha a opção "Permitir durante o uso do app" para ter mais privacidade — Foto: Reprodução/Marcela Franco
💥️3. Usar apps no modo anônimo
Usar o modo de navegação anônima do Google Maps é outra dica de privacidade. O recurso evita que o Google salve os dados de algumas atividades da conta do usuário, como lugares buscados ou rotas percorridas. Para ativar a função é simples: acesse o aplicativo e toque na foto de perfil, no canto superior direito da tela. Depois, toque em "Ativar o modo de navegação anônima".
7 de 8 Ativar o modo de navegação anônima é simples — Foto: Reprodução/Marcela FrancoAtivar o modo de navegação anônima é simples — Foto: Reprodução/Marcela Franco
💥️4. Verificar as permissões que cada app tem e desabilitar as que julgar desnecessárias
Alguns aplicativos de mapas e transporte podem acessar recursos que não mudam a experiência de uso das plataformas de rotas, como a câmera e o microfone. Nas configurações do dispositivo, é possível verificar quais as permissões que cada app possui e desativar os itens que ache desnecessário.
Esse procedimento pode sofrer alterações dependendo da fabricante e sistema operacional do seu smartphone. No geral, o processo consiste em ir na aba de aplicativos (nas configurações do celular) e depois, tocar sobre o app. Em seguida, vá em "Permissões". Após visualizar as permissões, toque sobre elas para desativá-las.
8 de 8 Desative permissões que ache desnecessárias — Foto: Reprodução/Marcela FrancoDesative permissões que ache desnecessárias — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Com informações de Moovit, Google e Quicko
Funções pouco conhecidas do Google Maps
O que você está lendo é [4 coisas que apps de mapa e transporte sabem sobre você e como se proteger].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments