Após polêmica com rastreador, Apple divulga dicas de segurança pessoal
Após diversas denúncias sobre invasão de privacidade do Apple AirTag viralizarem nas redes sociais, a Apple lançou um “guia de segurança pessoal do usuário”. O material tem como objetivo explicar como os consumidores podem manter seus dados pessoais seguros enquanto utilizam AirTags, iPhones e outros produtos da marca.
Em 2023, o jornal alertou que o rastreador da Apple – feito para localizar objetos como malas, bolsas e bicicletas – poderia ser usado para perseguir pessoas. No TikTok, diversos usuários também fizeram denúncias sobre o dispositivo, que poderia ser utilizado, inclusive, para planejar roubos.
🔎 Starlink no Brasil: conheça 7 fatos sobre o inovador serviço de internet
2 de 3 AirTag: kit com quatro peças custa R$ 1.249 — Foto: Divulgação/AppleAirTag: kit com quatro peças custa R$ 1.249 — Foto: Divulgação/Apple
O guia de segurança da Apple
De acordo com a companhia, o manual para dispositivos Apple é uma ferramenta criada para usuários que estejam preocupados com a segurança pessoal, bem como aqueles que podem estar sujeitos a situações de perseguição ou assédio por meio do dispositivo.
O material é dividido em quatro tópicos principais, sendo um deles exclusivo para ensinar como remover o acesso às suas informações de pessoas que entraram sem permissão no seu dispositivo, bem como “cortar laços digitais” com aqueles que você não deseja mais manter contato.
3 de 3 Guia de segurança pessoal Apple — Foto: Reprodução/AppleGuia de segurança pessoal Apple — Foto: Reprodução/Apple
A página ainda tem um tópico chamado “O que fazer se você acha que alguém pode ter acesso ao seu dispositivo ou contas”, em que há um tutorial explicando como usar a lista de verificação para remover possíveis acessos indesejados. O guia também inclui informações sobre dados de localização, incluindo o aplicativo Buscar iPhone.
O material ainda mostra como usar rapidamente o modo SOS de emergência em dispositivos e como informar automaticamente a um amigo que o usuário chegou em casa com segurança.
Disponibilidade do guia de segurança
Por enquanto o guia está disponível apenas em inglês no site da Apple para clientes nos Estados Unidos. A empresa afirma que irá atualizar regularmente o manual e destaca que as dicas e instruções valem principalmente para os dispositivos que rodam a versão mais recente dos sistemas operacionais da companhia, como é o caso do macOS 12.1, iOS 15.2 e iPadOS 15.2.
Entenda o que fazer se o smartphone cair na água
O que você está lendo é [Após polêmica com rastreador, Apple divulga dicas de segurança pessoal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments