JBL registra mais de 250 mil produtos falsos apreendidos em 2023
A Harman divulgou nesta terça-feira (8) que registrou a apreensão de mais de 250 mil produtos falsificados em 2023, com destaque principalmente para as caixas de som portáteis e os fones de ouvido das marcas JBL e Harman Kardon. Segundo a empresa, no ano passado foram realizadas mais de 40 operações da Receita Federal com apreensão de mercadorias em todo o país.
A lista de itens falsificados apreendidos registra 63% de caixas de som portáteis, 29% de rótulos com réplicas das logomarcas e 8% de fones de ouvido. A Harman também informou que "mantém uma atenção especial com lojas online e outros varejistas", com o objetivo de vetar anúncios de vendas com modelos falsificados que contenham as marcas da empresa.
🎧 Fone de ouvido para corrida: seis modelos a partir de R$ 89 para comprar
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/k/e/pmEy8dRn6yUWD2tb2noQ/whatsapp-image-2020-04-28-at-12.07.51-3-.png)
8% dos produtos apreendidos são fones de ouvido — Foto: Nathalia Duarte/TechTudo
Conforme nota divulgada à imprensa, a Harman define que há dois perfis de consumidores dos produtos falsificados. O primeiro grupo de clientes é formado por pessoas que não reconhecem que o item se trata de uma réplica. Por outro lado, a empresa também afirma que há uma parcela de consumidores que "busca conscientemente a pirataria".
O consumo de mercadorias piratas, como caixas de som e fones de ouvido, pode representar um perigo à vida do consumidor. Isso porque, segundo a empresa, esses itens podem eventualmente colocar em risco os usuários com baterias de baixa qualidade, que poderiam até mesmo causar um incêndio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/l/K/pbfgadRJOlgp7cWS6NtQ/2018-05-11-m3.jpg)
A empresa indica que os consumidores consultem os produtos originais no site da JBL — Foto: Marlon Câmara/TechTudo
A Harman indica que é possível identificar pelo portfólio da empresa nos sites de suas marcas se o produto é original ou não. De acordo com a fabricante, há situações em que são comercializados modelos com nomes que sequer existem nos registros da empresa. Outro fator para ter atenção é em relação ao preço abaixo do que é praticado no mercado regular.
É possível ter acesso a uma série de informações sobre como saber a procedência de um artigo JBL através da página "Compre Original", disponível no site da empresa. Por lá, os consumidores encontram mais dicas para comprar um item original e seguro. Também é possível saber a procedência dos produtos procurando a lista de homologação da Anatel, que registra itens originais e assegura ao consumidor que os materiais não vão apresentar riscos físicos aos usuários.
O que você está lendo é [JBL registra mais de 250 mil produtos falsos apreendidos em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments