5 cuidados para ter com seu ar-condicionado smart

O ar-condicionado smart conta com várias funções que facilitam o uso, mas requer alguns cuidados para se manter em bom funcionamento. Embora as manutenções do aparelho sejam similares às dos modelos convencionais, é preciso ficar atento a algumas especificidades do aparelho. O tipo de sistema operacional do seu celular e sua conexão à Internet, por exemplo, são fatores que podem impactar a performance do seu dispositivo.

Para mantê-lo em boas condições, veja a seguir cinco cuidados que você deve ter com seu ar-condicionado smart.💥As dicas alertam sobre a necessidade de realizar a limpeza regular do aparelho, coisas para atentar na instalação e também sobre a compatibilidade do celular com os apps de cada fabricante.

🔎 Ar-condicionado Inverter, portátil ou smart? Conheça os diferentes tipos

Lista reúne cuidados para ter com o ar-condicionado smart — Foto: Reprodução/LG 1 de 6 Lista reúne cuidados para ter com o ar-condicionado smart — Foto: Reprodução/LG

Lista reúne cuidados para ter com o ar-condicionado smart — Foto: Reprodução/LG

Qual ar-condicionado gasta pouca energia? Veja opções e dicas no Fórum do TechTudo.

1. Atentar ao sistema operacional do seu celular

Para aproveitar todas as funções do seu modelo de ar-condicionado smart, é preciso ter um smartphone compatível com o dispositivo. O eletroeletrônico inteligente costuma funcionar facilmente com os celulares Android e iPhone (iOS). Porém, para instalar o aplicativo que comanda o ar-condicionado smart, é necessário que o sistema operacional do telefone esteja atualizado em sua versão mais recente.

O ideal é que o consumidor atente ao aplicativo o modelo de ar-condicionado inteligente utiliza antes de comprar. Com isso, basta acessar a Google Play Store ou a App Store para saber se é possível realizar o download do app. Os modelos de ar-condicionado da LG, por exemplo, utilizam o app LG ThinQ, que requer Android acima da versão 7.0 e iOS sucessor ao 11.0. Já os modelos Samsung podem ser controlados pelo aplicativo SmartThings, que demanda o iOS 13.0 ou posterior. Sua versão para Android, vale lembrar, varia de acordo com o dispositivo.

Ar-condicionado smart são modelos que podem ser controlados à distância pelo celular — Foto: Reprodução/Electrolux 2 de 6 Ar-condicionado smart são modelos que podem ser controlados à distância pelo celular — Foto: Reprodução/Electrolux

Ar-condicionado smart são modelos que podem ser controlados à distância pelo celular — Foto: Reprodução/Electrolux

2. Fazer manutenções e limpezas no tempo correto

As manutenções e limpezas do ar-condicionado no tempo correto garantem que o dispositivo possa funcionar sem problemas no dia a dia. A versão smart do dispositivo tem cuidados similares aos dos modelos convencionais, mas ainda sim dispõe de algumas especificidades que requerem atenção. Isso porque, dependendo da marca, os modelos inteligentes podem apresentar tecnologias complexas, como mais camadas de filtragem do ar, por exemplo.

Para auxiliar os usuários sobre quando é necessário realizar a manutenção e limpeza do dispositivo, o próprio ar-condicionado pode notificá-lo via smartphone. Outro destaque é a função AutoCleaning, que está presente em alguns modelos mais modernos e realiza automaticamente a higienização, assim, eliminando bactérias, poeira, resquícios de poluição e sinais de mofo.

Para garantir pleno funcionamento do ar-condicionado é necessário executar manutenções no tempo correto — Foto: Divulgação/LG 3 de 6 Para garantir pleno funcionamento do ar-condicionado é necessário executar manutenções no tempo correto — Foto: Divulgação/LG

Para garantir pleno funcionamento do ar-condicionado é necessário executar manutenções no tempo correto — Foto: Divulgação/LG

3. Cuidado com a instalação

A instalação do ar-condicionado deve ser feita em um local adequado e, por isso, o usuário deve ficar atento a alguns pontos importantes antes de montar o dispositivo. Os modelos inteligentes precisam de conexão com a Internet via Wi-Fi para o pleno funcionamento de seus recursos smart. Nesse sentido, é importante que o aparelho de ar esteja próximo ao roteador ou em um ambiente sem muitas interferências na conexão.

Além da conexão com a rede, o usuário deve se atentar a alguns outros detalhes durante a instalação do aparelho. No caso do ar-condicionado de parede, é necessário escolher um local onde o fluxo de ar não seja bloqueado, para que o ar fresco possa ser distribuído em todo o ambiente. Além disso, é ideal que o dispositivo não esteja exposto à luz solar direta, nem em cima de janelas ou portas, já que isso pode formar condensação. Outro destaque é que, com o fácil acesso ao ar-condicionado, a manutenção do modelo pode se tornar mais fácil.

A instalação do ar-condicionado deve ser feita em um ponto estratégico da casa — Foto: Reprodução/Elgin 4 de 6 A instalação do ar-condicionado deve ser feita em um ponto estratégico da casa — Foto: Reprodução/Elgin

A instalação do ar-condicionado deve ser feita em um ponto estratégico da casa — Foto: Reprodução/Elgin

4. Prestar atenção à conexão do Wi-Fi

Como dito anteriormente, o ar-condicionado inteligente precisa estar instalado em um ambiente próximo à conexão com a rede de Internet. O ideal é que o dispositivo esteja no mesmo ambiente que o roteador, pois os móveis e paredes da casa podem causar interferências na conexão. Para espaços muito grandes e distantes, a conexão do Wi-Fi também pode ser estendida com o uso de mais roteadores e repetidores de sinal.

Alguns fabricantes indicam nas especificações de seus modelos de ar-condicionado qual é a conexão necessária para o funcionamento do dispositivo smart. Em linhas gerais, as versões inteligentes funcionam com conexão de internet banda larga Wi-Fi 2,4 GHz. Com o ar-condicionado smart conectado a banda ideal e próximo à conexão de Internet, atentar à quantidade de dados contratados com sua operadora.

É importante que a conexão com a Internet seja forte onde o ar-condicionado está instalado — Foto: Divulgação/ Samsung 5 de 6 É importante que a conexão com a Internet seja forte onde o ar-condicionado está instalado — Foto: Divulgação/ Samsung

É importante que a conexão com a Internet seja forte onde o ar-condicionado está instalado — Foto: Divulgação/ Samsung

5. Atentar aos alertas que o ar-condicionado pode enviar

Além de poder comandar o ar-condicionado pelo smartphone, o usuário também pode obter uma série de outras informações pelo aplicativo compatível com o modelo adquirido. Alguns dispositivos desse tipo informam ao usuário sobre a necessidade de executar a limpeza interna do aparelho ou quando está na hora de trocar os filtros, por exemplo.

Além disso, a atualização do sistema do ar-condicionado inteligente é realizada com o auxílio do smartphone. Com o equipamento conectado à Internet, basta seguir o passo a passo indicado nas telas do app. Desse modo, é importante ficar atento às notificações emitidas pelo app ao longo do uso. As aplicações de alguns fabricantes também podem dar dicas para o melhor uso do aparelho no dia a dia.

O aplicativo de controle do ar-condicionado pode emitir alertas no celular — Foto: Divulgação/Elgin 6 de 6 O aplicativo de controle do ar-condicionado pode emitir alertas no celular — Foto: Divulgação/Elgin

O aplicativo de controle do ar-condicionado pode emitir alertas no celular — Foto: Divulgação/Elgin

Com informações de Samsung

6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

O que você está lendo é [5 cuidados para ter com seu ar-condicionado smart].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...