5 ações que quase todo mundo faz que podem deixar o seu celular lento
Algumas práticas podem deixar o celular Android ou iPhone (iOS) lento com o passar do tempo. Instalar muitos aplicativos, deixar muitas guias abertas rodando em segundo plano e não reiniciar o smartphone com frequência podem ser algumas das causas. Pensando nisso, o 💥️TechTudo separou cinco coisas para evitar fazer no celular para não correr o risco de deixá-lo lento ou travando.
LEIA: Android 13: Google anuncia as funções esperadas da atualização
1 de 7 Celular lento e travando? Veja cinco causas para o problema e como evitar — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudoCelular lento e travando? Veja cinco causas para o problema e como evitar — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
Como criar um toque gratuito para celular? Descubra no Fórum do TechTudo.
1. Colocar muitos apps e widgets na tela de início
Pode parecer bobagem, mas exagerar nos widgets e aplicativos na tela inicial do celular pode fazer com que ele fique mais lento. Isso acontece porque o smartphone requer mais memória para rodar as aplicações e, dessa forma, seu desempenho pode ficar comprometido.
Nesse caso, para melhorar a performance do celular, o ideal é manter a tela de início com poucos apps e widgets. Você pode optar por deixar um ou dois widgets de relógio e calendário, por exemplo, e incluir apenas os aplicativos que mais utiliza na tela inicial.
2 de 7 Evite deixar a tela inicial do celular com muitos aplicativos e widgets — Foto: Thássius Veloso/TechTudoEvite deixar a tela inicial do celular com muitos aplicativos e widgets — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
2. Demorar para atualizar o sistema do celular
Deixar o sistema operacional do celular sempre atualizado também é um ponto muito importante. Os updates costumam trazer uma série de melhorias para o smartphone, incluindo correções de bugs e aprimoramentos na performance. Por isso, para que o celular não tenha quedas drásticas de desempenho, o indicado é mantê-lo sempre atualizado.
Para procurar por novas atualizações de software no Android, acesse as configurações do dispositivo. Na sequência, toque sobre a aba "Sistema". Para prosseguir, selecione "Avançado" e, depois, "Atualizações do sistema".
3 de 7 Veja se há updates disponíveis e mantenha o seu Android sempre atualizado — Foto: Reprodução/Clara FabroVeja se há updates disponíveis e mantenha o seu Android sempre atualizado — Foto: Reprodução/Clara Fabro
No iPhone (iOS), vá até os ajustes do dispositivo, selecione "Geral" e, em seguida, toque sobre "Atualização de Software". Por lá, você pode checar a versão do seu iOS e se há updates disponíveis para o seu smartphone.
4 de 7 Checando se há updates disponíveis no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Rodrigo FernandesChecando se há updates disponíveis no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
3. Deixar o celular sem reiniciar
Outro hábito que pode deixar o celular mais lento é não reiniciar o sistema com frequência. Ao desligar e ligar o smartphone, você evita que alguns apps que estejam rodando em segundo plano continuem consumindo recursos do celular de forma desnecessária — como a memória RAM, por exemplo. Sendo assim, quando você perceber que a performance está diminuindo, uma dica que pode ajudar a melhorar o desempenho é fechar todos os apps e reiniciar o celular.
5 de 7 Desligando o iPhone XR a partir das configurações — Foto: Reprodução/Helito BeggioraDesligando o iPhone XR a partir das configurações — Foto: Reprodução/Helito Beggiora
4. Manter o bloatware ativo no celular
Bloatwares são aplicativos que vêm instalados de fábrica no celular e que não costumam ter muita utilidade. O problema é que esses apps normalmente não podem ser desinstalados e, por isso, acabam sobrecarregando a memória do smartphone, congestionando recursos e deixando o celular mais lento.
Apesar de não poderem ser removidos do celular por completo em muitos casos, os bloatwares podem ser desativados, o que é capaz de melhorar a performance do dispositivo. Para desativar um bloatware no Android, acesse as configurações do smartphone e toque sobre a aba "Apps e notificações". Em seguida, selecione "Ver todos os apps" e assinale o bloatware em questão. Para prosseguir, toque sobre "Desativar" e confirme a ação.
6 de 7 Apps pré-instalados de fábrica no Android podem ser desativados para usar menos recursos do sistema — Foto: Reprodução/Clara FabroApps pré-instalados de fábrica no Android podem ser desativados para usar menos recursos do sistema — Foto: Reprodução/Clara Fabro
No iPhone (iOS), desde o iOS 11 é possível desinstalar qualquer aplicativo que vêm pré-instalado de fábrica no dispositivo. Para isso, basta selecionar o app que você deseja remover e, em seguida, tocar sobre "Apagar app". Na próxima tela, confirme a ação e o aplicativo será deletado do celular.
7 de 7 O iPhone (iOS) permite remover bloatwares e apps pré-instalados de fábrica de forma nativa desde iOS 11 — Foto: Reprodução/Rodrigo FernandesO iPhone (iOS) permite remover bloatwares e apps pré-instalados de fábrica de forma nativa desde iOS 11 — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
5. Usar papel de parede animado
Wallpapers animados também podem sobrecarregar o dispositivo e deixar o celular lento. Além disso, é possível que papéis de parede animados acabem exigindo mais da bateria do celular, o que pode fazer com que o smartphone descarregue mais rapidamente. Por isso, se você usa um wallpaper "divertido" e que se move sob a tela e está sofrendo com lentidão ou travamentos no celular, essa pode ser a causa.
Para resolver o problema, tente trocar a foto de fundo do celular para ver como a performance do celular se mantém. Se o desempenho melhorar após a remoção do papel de parede animado, é sinal de que o wallpaper está exigindo muito do celular e, portanto, a solução é não usar fundos de tela que se movimentam.
O que você está lendo é [5 ações que quase todo mundo faz que podem deixar o seu celular lento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments