Retorno do Touch ID? Apple desiste de iPhone com leitor de digitais na tela

A Apple abandonou de vez a ideia de trazer de volta o Touch ID, desta vez integrado à tela do iPhone. O leitor de impressões digitais foi abandonado pela empresa em 2017 após o lançamento do Face ID no iPhone X. Seu retorno vinha sendo ventilado pela imprensa estrangeira desde 2023, mas agora parece que tudo foi por água abaixo.

A empresa estaria trabalhando numa tecnologia similar à do Galaxy S22 e outros smartphones tanto da Samsung quanto de rivais do mercado premium. Basta encostar o dedo na própria tela para autenticar a identidade e desbloquear o telefone.

🔎 Realme 9i é anunciado no Brasil com câmera de 50 MP; saiba o preço

Conceito mostra como seria o iPhone 13 com leitor de digitais na tela; Apple desistiu do projeto — Foto: Reprodução/MacRumors 2 de 3 Conceito mostra como seria o iPhone 13 com leitor de digitais na tela; Apple desistiu do projeto — Foto: Reprodução/MacRumors

Conceito mostra como seria o iPhone 13 com leitor de digitais na tela; Apple desistiu do projeto — Foto: Reprodução/MacRumors

A desistência do projeto seria motivada principalmente pelo aprimoramento da tecnologia de Face ID, que em breve irá reconhecer o rosto do usuário mesmo que esteja usando máscara ou óculos. Essa atualização deve chegar no iOS 15.4 e funcionará com um reconhecimento detalhado da área dos olhos para desbloquear o celular, liberar pagamentos e instalar aplicativos no celular.

Outro motivo que pode ter ocasionado o cancelamento do Touch ID seria o interesse da Apple em proporcionar o uso do Face ID sob a tela. A empresa estaria desenvolvendo uma câmera TrueDepth que fique escondida por trás do display com o objetivo de diminuir ainda mais ou eliminar de vez o polêmico notch.

Notch no iPhone agrega sensores de biometria — Foto: Thássius Veloso/TechTudo 3 de 3 Notch no iPhone agrega sensores de biometria — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Notch no iPhone agrega sensores de biometria — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Segundo especialistas, os rumores de que a Apple estava há anos tentando desenvolver um sensor interno para o Touch ID eram verdadeiros. Porém, em janeiro deste ano, a companhia decidiu transferir todos os trabalhos internos relacionados à leitura de impressões digitais para a equipe responsável pelo Face ID, o que reforça ainda mais os rumores da preferência pela biometria facial.

Sites especializados chegaram a apontar que o Touch ID escondido na tela estaria presente no iPhone 13, lançado em setembro do ano passado – o que não aconteceu. A empresa teria desistido do lançamento justamente por conta da decisão de direcionar os recursos do projeto para o Face ID.

Confira o lançamento do iPhone 13

Confira o lançamento do iPhone 13

Os rumores agora apontam para a inclusão do Face ID integrado à tela do iPhone. Alguns artigos internacionais afirmam que o leitor facial escondido pode ser lançado num possível iPhone 15 Pro (caso ele receba esse nome). Considerando-se o tradicional calendário da companhia, o modelo ficaria para 2023.

A Apple não se pronunciou sobre o assunto.

O que você está lendo é [Retorno do Touch ID? Apple desiste de iPhone com leitor de digitais na tela].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...