Intel revela processadores mobile HX para jogos e trabalhos de edição
A Intel revelou nesta terça-feira (10) sua nova linha de processadores HX para notebooks com promessa de alto desempenho. Os modelos são parte da 12ª geração e seguem a proposta da linha H de 2023, com desbloqueio para overclock e foco em jogos ou trabalhos de edição mais pesados. Segundo a marca, os novos HX são os melhores chips mobile do mundo para workstations.
A linha chega com nível superior em relação aos modelos H de 2023, trazendo opções Core i5, Core i7 e Core i9 com até 16 núcleos e 24 threads. O anúncio foi feito durante o evento Intel Vision, que acontece entre os dias 10 e 11 de maio em Dallas, nos Estados Unidos. O 💥️TechTudo está cobrindo o evento ao vivo e traz mais detalhes a seguir.
🔎 Notebooks Samsung e LG superam MacBook Pro em teste de bateria
2 de 4 Intel revela processadores HX com até 16 núcleos e foco em jogos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoIntel revela processadores HX com até 16 núcleos e foco em jogos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
As especificações do novo Core i9 12900HX já haviam vazado em sites de benchmark antes do anúncio oficial da Intel. O processador traz 16 núcleos, 24 threads e é desbloqueado para overclock, a exemplo do Core i9 11980HK de 2023. Do total de cores disponíveis, oito são voltados para desempenho e os outros oito para eficiência, ponto que deve ajudar o notebook em termos de autonomia.
Outro detalhe importante é a fabricação em 10 nm, também seguindo o que se viu na linha H em 2023, assim como o suporte para memórias DDR5, mais recentes, permitindo o uso de até 128 GB de RAM nas plataformas, um número bastante alto (principalmente em notebooks).
Segundo a Intel, o clock máximo do modelo é de 5 GHz em single-core, algo relevante principalmente para plataformas gamer. Vale destacar ainda o suporte a PCIe 5.0 e a presença de Wi-Fi 6E, permitindo aos usuários acessar redes de 6 GHz (essas, ainda indisponíveis no Brasil).
3 de 4 Notebooks da linha Precision, da Dell, prometem maior desempenho com os chips HX — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoNotebooks da linha Precision, da Dell, prometem maior desempenho com os chips HX — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
Os novos modelos HX são voltados tanto para plataformas profissionais quanto para modelos gamer. Durante o Intel Vision, o processador esteve presente em notebooks Precision da Dell, por exemplo, demonstrando o funcionamento multithread em diversas tarefas de edição 3D.
O desempenho dos modelos com o novo processador top de linha promete ser semelhante ao de um desktop poderoso e focado em atividades do tipo. Dessa forma, é possível renderizar vídeos em segundo plano enquanto se ajusta uma maquete 3D, por exemplo, sem perder a performance, que é distribuída pelos núcleos e threads disponíveis.
4 de 4 Intel Core i9 12900HX, com auxílio de uma GeForce RTX 3070, mostrou bons resultados ao rodar Rider's Republic em 4K sem travamentos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoIntel Core i9 12900HX, com auxílio de uma GeForce RTX 3070, mostrou bons resultados ao rodar Rider's Republic em 4K sem travamentos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
Outro tipo de uso importante é em jogos. Rodando Rider's Republic, título que traz diversas práticas de esportes extremos, um laptop da MSI equipado com o novo Core i9 da linha HX entregou boa performance, em 4K a 60 Hz (taxa máxima do monitor, é importante dizer). Vale ressaltar que os gráficos tiveram suporte de uma placa RTX 3070 da Nvidia, mas o destaque fica por conta da gameplay sem travamentos mesmo com gráficos no máximo.
O que você está lendo é [Intel revela processadores mobile HX para jogos e trabalhos de edição].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments