Avatar: primeiro filme da saga utilizou 1 petabyte de armazenamento

O filme Avatar, de James Cameron, venceu três prêmios do Oscar e recebeu nove indicações, entrando para a história da indústria cinematográfica. Além dos prêmios e de ter a direção artística elogiada pela crítica, ele trouxe ao mundo do cinema a nova tecnologia de filmagem 3D, chamada 3D Fusion. A técnica requer uma enorme quantidade de processamento para renderizar gráficos e muito espaço de armazenamento. Para se ter uma ideia, a renderização inteira do longa-metragem utilizou mais de 1 petabyte (PB) de capacidade de armazenamento.

Todo esse espaço de memória extraordinário seria ocupado apenas se um usuário, por exemplo, tirasse mais de 4.000 fotos digitais por dia durante toda a sua vida. Outro exemplo da dimensão desse grande nível de pedaço de dados seria se alguém gravasse ininterruptamente mais de 3,4 anos de vídeo Full HD.

🔎 Intel revela processadores mobile HX para jogos e trabalhos de edição

A nova tecnologia de filmagem 3D usada no filme se chama 3D Fusion — Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox 2 de 3 A nova tecnologia de filmagem 3D usada no filme se chama 3D Fusion — Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox

A nova tecnologia de filmagem 3D usada no filme se chama 3D Fusion — Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox

📝 Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Comente no Fórum TechTudo

Para operar toda essa estrutura, foi necessário contar com um núcleo computacional. A operação do filme tinha 34 racks, cada um com quatro chassis de 32 máquinas cada — somando cerca de 40 mil processadores e 104 TB de RAM. Os servidores blade, formato que visa a aumentar a densidade dos servidores, permitiram o compartilhamento de componentes em comum, lendo e gravando em 3 PB de armazenamento com as tecnologias BluArc e NetApp.

Todo o equipamento fica embalado e conectado por vários links de rede de 10 Gb (gigabits). De acordo com a , o orçamento dos estúdios Disney, apenas considerando os custos de armazenamento do filme, estariam na faixa de milhões de dólares.

O núcleo computacional do filme demandou o armazenamento de mais de 1000 computadores — Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox 3 de 3 O núcleo computacional do filme demandou o armazenamento de mais de 1000 computadores — Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox

O núcleo computacional do filme demandou o armazenamento de mais de 1000 computadores — Foto: Divulgação/Twentieth Century Fox

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

O que você está lendo é [Avatar: primeiro filme da saga utilizou 1 petabyte de armazenamento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...