Facebook vai reduzir conteúdos políticos do seu feed; entenda impacto
O Facebook vai diminuir a distribuição de conteúdos políticos no feed da rede social no Brasil. A mudança, que acontece a três meses do pleito eleitoral de 2022, foi anunciada pela Meta na quinta-feira (7), e já estava em testes no país desde fevereiro de 2023. De acordo com o que foi informado pela empresa no comunicado oficial, a medida foi implementada em resposta aos usuários da plataforma — que, em feedback, solicitaram ver menos materiais de cunho político em seus feeds. A novidade será válida para a versão web e para o aplicativo, e reduzirá a quantidade de conteúdos do tipo que apareçam na sua timeline somente pelas interações de seus amigos — ou seja, como quando alguém curte ou comenta em uma publicação, por exemplo.
1 de 1 Facebook vai reduzir conteúdos políticos do seu feed; entenda impacto — Foto: Divulgação/Pexels
Facebook vai reduzir conteúdos políticos do seu feed; entenda impacto — Foto: Divulgação/Pexels
Como resolver um problema de acesso ao Facebook? Saiba soluções no Fórum do TechTudo.
Para entender os possíveis impactos que essa medida pode ter nas eleições de 2022, o💥️ TechTudo conversou com dois pesquisadores: João Guilherme Bastos, do INCT.DD, e Raquel Recuero, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). De acordo com os dois especialistas, não é possível mensurar se a novidade de fato será efetiva no que diz respeito à desinformação no Facebook, já que não se sabe o que será considerado como conteúdo político pela plataforma.
Durante o período de testes, por exemplo, a Meta não considerou como de temática política reportagens sobre Covid-19 — assunto que, segundo Recuero, embora seja principalmente de saúde pública, tem "mesclado" o discurso político. "A desinformação atravessa vários discursos e é [também] atravessada por eles", disse à reportagem.
O 💥️TechTudo entrou em contato com a Meta para entender como será feita a classificação de conteúdos do tipo. Em resposta à reportagem, a empresa enviou uma nota explicando que sua "definição de conteúdo político é o conteúdo que é propenso a tratar de temas relacionados a governos ou eleições" - ou seja, materiais relacionados a outros temas, como Covid-19, por exemplo, não serão levados em consideração para essa mudança (confira a nota completa ao final da matéria).
Em relação ao consumo de notícias políticas pela rede social, o pesquisador João Guilherme Bastos acredita que quem será mais afetado pela medida serão usuários que "não têm uma audiência tão engajada e militante [politicamente] e dependem do contato acidental [com esses conteúdos]". Ao 💥️TechTudo, o pesquisador frisou também que a novidade não deve ter tanto impacto na cadeia geral de desinformação, já que o fenômeno engloba outras redes sociais, e agentes poderiam ainda disseminar outros conteúdos desinformativos e que não sejam considerados pela plataforma como de cunho político.
Vale mencionar que o Brasil é um dos primeiros países a implementar a medida. Porém, segundo informado pela Meta, a novidade deve ser expandida para mais lugares no decorrer do tempo.
O que diz o Facebook?
"Com base em pesquisas, nossa definição de conteúdo político é o conteúdo que é propenso a tratar de temas relacionados a governos ou eleições. Essa mudança na distribuição de conteúdo no Facebook envolve todas as publicações relacionadas à política, incluindo as de amigos, familiares, Páginas e Grupos. Informações sobre COVID-19 de organizações oficiais de saúde, como a OMS, estão isentas dessa mudança. Seguiremos colhendo feedback das pessoas e comunidades que usam o Facebook e de especialistas externos para refinar nossa abordagem."
Com informações de Meta e Digital News Report 2022
4 lugares onde hackers podem encontrar informações sobre você
O que você está lendo é [Facebook vai reduzir conteúdos políticos do seu feed; entenda impacto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments