Google faz apelo para Apple ‘consertar’ mensagens de texto no celular
O Google lançou uma página especial, na última terça-feira (9), dedicada exclusivamente a pedir que a Apple aceite o formato de mensagens de textos chamado RCS e dê o suporte adequado no seu aplicativo "Mensagens" do iOS. Enquanto a campanha de marketing não surte efeito, o padrão de chat continua sendo específico para os smartphones com Android, o que restringe a comunicação com o iPhone e poderia causar frustrações entre os usuários, de acordo com a gigante das buscas.
O RCS é um formato de troca de mensagens que visa a substituir o SMS e o MMS, com recursos semelhantes aos existentes em aplicativos como o WhatsApp e Telegram, por exemplo. O novo padrão tem suporte para envio de imagens em alta resolução, vídeos, áudio, emojis e chat criptografado. No entanto, diferentemente do SMS, ele precisa de uma conexão ativa com a internet para funcionar. A nova campanha publicitária do Google visa, justamente, a ressaltar as qualidades e as funções do serviço.
🔎 Samsung revela Galaxy Z Flip 4 no Unpacked 2022; saiba o preço
2 de 2 Página do Google aponta para os problemas de comunicação entre Android e iPhone — Foto: Reprodução/GooglePágina do Google aponta para os problemas de comunicação entre Android e iPhone — Foto: Reprodução/Google
📝 Como melhorar a velocidade da internet de casa? Participe da conversa no Fórum TechTudo
O problema acontece quando um aparelho com Android envia uma mensagem do tipo RCS para um iPhone, que receberá todo esse conteúdo de forma mais limitada, na medida em que o chat será convertido para um SMS padrão na hora da entrega. Desse modo, além das restrições de mídias, os usuários não estão protegidos com a prometida criptografia ponta a ponta.
Vale lembrar que a Apple usa o seu próprio app iMessage para troca de mensagens ricas entre os seus smartphones. O ecossistema da maçã é feito para que os seus usuários tenham todas as proteções, agilidades e recursos necessários para comunicar-se entre si, mas não com outros softwares.
Essa situação tende a ser ainda mais incômoda em países como os Estados Unidos, por exemplo, onde o uso do SMS para chat pessoal ainda é amplamente utilizado até os dias de hoje, diferentemente do hábito brasileiro, que tem no WhatsApp a sua principal ferramenta de comunicação.
Como lembrou o site , o início do RCS dependia da boa vontade das operadoras para funcionar, o que atrapalhou muito a sua adoção em massa. Desde que o Google assumiu o comando do formato em 2023, essa exigência caiu por terra, mas isso não necessariamente agilizou a adesão ao serviço. A Samsung incluiu o RCS como padrão nas mensagens de texto da linha Galaxy S22, mas manteve as outras séries de fora da novidade, por enquanto.
O que você está lendo é [Google faz apelo para Apple ‘consertar’ mensagens de texto no celular].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments