Como criar um canal no YouTube do zero? Veja guia para iniciantes
Criar um canal no YouTube pode ser uma boa alternativa para quem quer ganhar dinheiro na Internet. Repleta de recursos, a plataforma tem espaço para criadores de conteúdo que produzem vídeos sobre diversos assuntos. Para criar um canal, é preciso apenas ter uma conta do Google, uma boa câmera, um software de edição de vídeo e criatividade para pensar em conteúdos. O processo de criação da página é simples, mas a manutenção desta exige elaborar estratégias para que o canal atinja sucesso e comece a monetizar. Pensando em ajudar quem quer virar youtuber, o 💥️TechTudo preparou um guia com um passo a passo para criar um canal no YouTube do zero. Confira a seguir e tire suas dúvidas.
1 de 6 Lista reúne dicas para criar um canal no YouTube do zero; veja — Foto: Getty Images
Lista reúne dicas para criar um canal no YouTube do zero; veja — Foto: Getty Images
Nomes criativos para um canal no YouTube: quem tem dicas? Veja no Fórum do TechTudo
1. Crie uma conta no YouTube
Antes de criar um canal, é preciso ter uma conta no YouTube. Para isso, vá na página inicial do site (youtube.com) e selecione "Fazer login", no canto superior direito. Você será redirecionado para a mesma página de acesso ao Gmail. Se você já utiliza os serviços do Google, provavelmente tem uma conta do serviço, de forma que basta entrar com e-mail e senha. Para criar um novo cadastro, faça o procedimento em "Criar conta".
2 de 6 Criar um canal no YouTube pelo PC — Foto: Reprodução/Gabrielle GarciaCriar um canal no YouTube pelo PC — Foto: Reprodução/Gabrielle Garcia
Vale ressaltar que suas informações pessoais, como nome completo e e-mail, não serão disponibilizadas publicamente. Logo, é possível criar um canal para o seu negócio usando um endereço de e-mail pessoal, por exemplo, e customizá-lo mais tarde. Com o login feito na plataforma, basta clicar em “Crie um canal”.
💥️2. Customize o seu canal
Os criadores de conteúdo podem personalizar o canal pelo YouTube Studio. Lá, é possível dar um nome para a página e completá-la com informações básicas, como uma descrição e um e-mail de contato. A seção também permite adicionar fotos e banners ao canal. É importante preencher todos os campos, para deixar a página o mais completa possível.
Para customizar o canal, abra seu perfil, clique em “Seu canal” e, em seguida, em “Personalizar o canal". Você será redirecionado para uma nova tela do YouTube Studio. Preencha todos os campos com atenção e seja especialmente criterioso na hora de escolher as imagens do ícone e banner do canal. Uma identidade visual sólida contribui para fazer o público se lembrar do seu conteúdo.
3 de 6 Personalizar o canal no YouTube é importante para atrair mais inscritos e visualizações — Foto: Reprodução/Gabrielle GarciaPersonalizar o canal no YouTube é importante para atrair mais inscritos e visualizações — Foto: Reprodução/Gabrielle Garcia
No YouTube Studio, os youtubers ainda podem conferir estatísticas avançadas sobre o canal, visualizar o impacto dos vídeos, responder comentários, personalizar notificações e realizar o gerenciamento completo do canal.
3. Faça o upload do seu primeiro vídeo
Com o canal customizado, é hora de fazer o upload do seu primeiro vídeo. Antes, porém, assista ao vídeo e confira se ele está com um bom áudio, boa iluminação, enquadramento adequado e, caso tenha legendas, veja se não há erros de ortografia. Com todas essas revisões feitas, vá no seu perfil e, no canto superior direito, selecione o botão “Criar” para fazer upload do vídeo.
4 de 6 Tela para fazer o upload de vídeo no YouTube — Foto: Reprodução/Gabrielle GarciaTela para fazer o upload de vídeo no YouTube — Foto: Reprodução/Gabrielle Garcia
Após o carregamento, escreva um título atrativo e uma descrição detalhada. Adicione também uma miniatura, para atrair os usuários a clicarem no seu vídeo. Na parte de "Elementos do vídeo" é possível inserir legendas, uma tela final e cards interativos.
💥️4. Amplie a visibilidade do seu canal
Para aumentar a quantidade de inscritos e visualizações do canal, é preciso traçar uma boa estratégia. Isso inclui, entre outras coisas, otimizar o canal para que os vídeos apareçam melhor posicionados nos resultados de busca do YouTube. Uma opção é usar palavras-chaves com grande volume de busca no título, descrição, legenda e tags dos conteúdos. Existem vários sites e plataformas para descobrir palavras-chaves com mais buscas, como Google Keyword Planner, Semrush e Keyword Tool.
5 de 6 Ampliar a visibilidade do canal no YouTube requer atenção e planejamento — Foto: Reprodução/Gabrielle GarciaAmpliar a visibilidade do canal no YouTube requer atenção e planejamento — Foto: Reprodução/Gabrielle Garcia
As redes sociais também podem ser boas aliadas. Use seus perfis no Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas para divulgar os novos vídeos do seu canal, fazendo com que o conteúdo chegue cada vez a mais pessoas.
💥️5. Dicas para quem quer virar youtuber
O planejamento é peça chave para o sucesso. Em primeiro lugar, tenha um público-alvo bem definido e procure sempre fazer o básico bem feito. As miniaturas do seu vídeo devem representar o assunto abordado e ser atrativas, já que elas podem ser decisivas para fazer o usuário clicar no conteúdo. Nos títulos, fuja dos clickbaits e seja sincero com os espectadores.
Também é muito importante manter uma frequência de publicação dos conteúdos, para acostumar a audiência à programação do canal. Se quiser, você também pode criar quadros temáticos para o seu canal. Lembre-se ainda de ficar de olho nas notícias e nos assuntos que estão em alta no momento, para incorporá-los aos vídeos.
6 de 6 Miniaturas dos vídeos no YouTube são ótimas ferramentas para chamar a atenção dos usuários — Foto: Reprodução/Gabrielle GarciaMiniaturas dos vídeos no YouTube são ótimas ferramentas para chamar a atenção dos usuários — Foto: Reprodução/Gabrielle Garcia
O YouTube possui diversas ferramentas que ajudam os criadores de conteúdo a reter a atenção dos espectadores. Uma delas é criar playlists de reprodução automática com todos ou alguns vídeos do canal. Assim, você direciona o tráfego para outros conteúdos relacionados, mantendo o usuário no canal por mais tempo. Nesse sentido, outra opção é adicionar cartões e telas finais ao término do vídeo.
Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas
O que você está lendo é [Como criar um canal no YouTube do zero? Veja guia para iniciantes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments