QR Code: como funciona e quais cuidados você precisa ter

Abrir QR Code é um procedimento que deve ser feito com cuidado em celulares Android e iPhone (iOS). Pelo fato do código de barras digital ser muito utilizado para agilizar atividades diárias - como fazer pagamentos, check-ins e ainda visualizar cardápios -, o recurso costuma não levantar suspeitas de veracidade. Porém, criminosos podem se aproveitar do recurso para enganar usuários e aplicar golpes de phishing, instalar malwares e até mesmo roubar dados armazenados no smartphone. Por isso, veja, a seguir, como funciona o QR Code e quais cuidados você precisa ter antes de usá-lo.

1 de 3 Veja algumas maneiras de se proteger de fraudes e golpes por QR Code — Foto: Divulgação/Unsplash

Veja algumas maneiras de se proteger de fraudes e golpes por QR Code — Foto: Divulgação/Unsplash

Celular não consegue ler QR Code: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.

Como funciona um QR Code?

O QR Code é, basicamente, um código de barras 2D com alta capacidade de armazenamento de dados. Ele consiste numa figura quadrada, com recortes em preto e branco, e tem a função de abrigar links para páginas da web e, em geral, servir como um redirecionador. É formado por informações, marcadores de posição, zona silenciosa e outros componentes, e deve ser lido por scanners.

A maioria dos smartphones disponíveis no mercado possui o leitor de QR Code como recurso nativo. Ao apontar a câmera do celular para o código, ela faz a decodificação do arquivo e aciona um pop-up, que geralmente serve para abrir um site ou aplicativo. Por isso, o QR Code costuma ser usado para a realização de pagamentos, acesso à formulários, cardápios, perfis de redes sociais, entre outros.

Contudo, nem todos os modelos de celular têm a ferramenta integrada. Por isso, se esse for o seu caso, é possível encontrar aplicativos externos com a função disponíveis em lojas oficiais de apps, como Google Play Store e App Store.

Uso de QR Code cresceu durante e pandemia e popularizou o recurso; entenda como funciona — Foto: Divulgação/Unsplash 2 de 3 Uso de QR Code cresceu durante e pandemia e popularizou o recurso; entenda como funciona — Foto: Divulgação/Unsplash

Uso de QR Code cresceu durante e pandemia e popularizou o recurso; entenda como funciona — Foto: Divulgação/Unsplash

Por que e como eles podem ser perigosos?

A tecnologia em si não apresenta riscos, mas cibercriminosos podem utilizá-la para abrigar links maliciosos, como para malwares, apps suspeitos e golpes de phishing. Dessa forma, eles conseguem usar os QR Codes para indicar páginas falsas, como de pagamentos, promoções, sorteios e ofertas de emprego, e fazer vítimas.

O usuário também pode ser encaminhado para uma URL fake que estimule a exposição de dados pessoais - como logins e senhas, por exemplo. Assim, o invasor consegue ter acesso a informações que permitem a aplicação de golpes financeiros em contas de apps de banco ou ainda redes sociais.

Aplicativo pode criar QR codes personalizados (foto: Reprodução/Kickstarter) — Foto: TechTudo 3 de 3 Aplicativo pode criar QR codes personalizados (foto: Reprodução/Kickstarter) — Foto: TechTudo

Aplicativo pode criar QR codes personalizados (foto: Reprodução/Kickstarter) — Foto: TechTudo

Quais cuidados tomar com QR Codes?

Para se proteger de ataques feitos via QR Codes, é importante evitar abrir códigos enviados por e-mail, SMS ou outros mensageiros como WhatsApp e Telegram. Também prefira realizar pagamentos diretamente pelo aplicativo do seu banco, sem usar o link de QR Code como redirecionador para a ação.

Outra dica é priorizar o recurso nativo da câmera de celular para fazer a leitura do QR Code. Por isso, busque não usar aplicativos externos, principalmente os que são ofertados por fora das plataformas oficias de apps.

Além disso, evite abrir códigos expostos em lugares públicos, como pontos de ônibus e postes de luz. Essa medida é válida porque, em alguns casos, cibercriminosos podem substituir os QR Codes exibidos e redirecionar usuários para páginas maliciosas - que podem roubar informações pessoais do aparelho.

WhatsApp clonado: como recuperar conta e se proteger de golpe

O que você está lendo é [QR Code: como funciona e quais cuidados você precisa ter].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...