Cinco planilhas prontas do Excel que todo professor deveria usar
Professores de todos os níveis educacionais podem ser beneficiar de planilhas prontas do Excel disponíveis para download gratuito no site da Microsoft. Os templates são totalmente personalizáveis. É possível encontrar, por exemplo, modelos prontos de listas de presença. Com eles, os professores podem ter maior controle sobre a frequência dos alunos e registrar faltas e atrasos. Outra opção são os planos de aulas, que permitem organizar e detalhar o conteúdo que será lecionado. Esses e outros templates podem ser muito úteis e ajudar a otimizar a rotina dos profissionais. A seguir, confira cinco planilhas prontas do Excel que todo professor deveria usar.
2 de 7 Lista reúne cinco planilhas prontas que todo professor deveria usar; conheça — Foto: Reprodução/Unsplash
Lista reúne cinco planilhas prontas que todo professor deveria usar; conheça — Foto: Reprodução/Unsplash
Excel: como saber qual fórmula usar? Veja no Fórum do TechTudo
1. Lista de presença
O template de lista de presença (https://templates.office.com/pt-br/Lista-de-presen%C3%A7a-TM02802369) auxilia o professor na hora de fazer a chamada durante a aula e avaliar a frequência dos alunos. É possível inserir, na lista de alunos, o nome de cada um deles, bem como o dos responsáveis e contatos de emergência. Outra possibilidade é criar um número ID para cada aluno, identificação exclusiva que será usada em toda a pasta de trabalho.
3 de 7 Template de lista de presença disponibilizado pela Microsoft — Foto: Reprodução/Thaisi CarvalhoTemplate de lista de presença disponibilizado pela Microsoft — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho
No registro de presença do aluno, o professor consegue anotar se o estudante está atrasado, dispensado, não dispensado, presente ou sem aula. Cada uma dessas categorias possui uma cor diferente, o que facilita a visualização. Há uma pasta para cada mês do ano, com as datas, dias da semana e a frequência total de cada aluno. No relatório anual de presença, o professor tem acesso aos dados pessoais do estudante junto com sua frequência ao longo do ano letivo.
2. Plano de aulas
Outro modelo disponível no site da Microsoft é o plano de aulas diário (https://templates.office.com/pt-br/Plano-de-aulas-di%C3%A1rio-TM02930018). Com ele, os professores conseguem detalhar e organizar todo o conteúdo que será ministrado em aula. O cabeçalho da planilha permite que o profissional preencha os seguintes dados: data da aula, unidade ou curso, tópico, instrutor, visão geral e finalidade, conhecimento prévio necessário e padrões educacionais abordados.
4 de 7 Modelo de plano de aulas da Microsoft pode ajudar professores — Foto: Reprodução/Thaisi CarvalhoModelo de plano de aulas da Microsoft pode ajudar professores — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho
O conteúdo da planilha é dividido entre guia do professor e guia do aluno. No tópico "Objetivos", o profissional preenche as habilidades e informações que serão aprendidas. Em "Informações", é possível colocar uma demonstração ou detalhes da aula; em "Verificação", as etapas de aprendizado. Há também os tópicos de "Atividade" e "Resumo". Por fim, o docente pode ainda inserir materiais de apoio e outros recursos, como livros, sites e observações adicionais.
3. Horário de aulas
O template de horário de aulas (https://templates.office.com/pt-BR/Hor%C3%A1rios-de-aulas-TM00000002) funciona como uma espécie de agenda. Bastante intuitivo e prático, o modelo é útil para que o profissional tenha controle sobre seus compromissos e intervalos. Nele, o professor escreve qual será o horário de início, de término e o intervalo entre cada hora. Por exemplo, se o horário de início é 7h30 e o final é 23h30, com intervalo de 30 minutos, a planilha irá exibir horários de meia em meia hora, durante o período citado. A coluna do lado esquerdo possui todos os horários, enquanto a linha superior reúne os dias da semana. O professor, então, preenche seus compromissos e intervalos na planilha. É possível, ainda, criar um código de cores e personalizar a tabela.
5 de 7 Planilha de horário de aulas pode ser baixada gratuitamente no site da Microsoft — Foto: Reprodução/Thaisi CarvalhoPlanilha de horário de aulas pode ser baixada gratuitamente no site da Microsoft — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho
4. Boletim
Para anotar e controlar as notas do alunos, é possível usar a planilha de boletim (https://templates.office.com/pt-br/boletim-para-o-professor-com-base-em-pontos-tm04099107). Com base nos pontos registrados, o modelo otimiza o tempo na hora de calcular a média dos estudantes. No cabeçalho, é possível anotar o nome do professor, a turma ou projeto, e o ano ou semestre. Também é preciso ajustar a tabela de notas e médias para que o cálculo seja feito de acordo com o sistema de pontuação com o qual o profissional está acostumado.
6 de 7 Planilha de boletim ajuda professores no cálculo da média dos alunos — Foto: Reprodução/Thaisi CarvalhoPlanilha de boletim ajuda professores no cálculo da média dos alunos — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho
O professor deve informar qual é o total de tarefas, testes e pontos possíveis, além de nomear cada uma das atividades. Com base nas informações inseridas, a planilha irá calcular qual foi a média e a pontuação de cada aluno. O template ainda possui um resumo da classe, reunindo quais foram as pontuações mais baixas, mais altas e a média geral.
5. Cronograma
Com a planilha de cronograma (https://templates.office.com/pt-br/Cronograma-TM90000002), os professores podem organizar uma rotina de aulas semanal. O modelo possui uma coluna com horários das 6h às 22h, de segunda-feira a domingo. As colunas de cada dia da semana possuem cores diferentes, para que a planilha fique mais organizada.
7 de 7 Modelo de cronograma da Microsoft pode auxiliar professores no dia a dia — Foto: Reprodução/Thaisi CarvalhoModelo de cronograma da Microsoft pode auxiliar professores no dia a dia — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho
Vale destacar que, se o professor der aulas para várias turmas, ou ensinar diferentes disciplinas, é possível configurar a planilha conforme suas necessidades. Na aba "entrada de dados", por exemplo, o profissional pode inserir datas e horários das tarefas para a turma A e para a turma B. Depois, ao voltar para o cronograma, basta selecionar qual agenda deseja visualizar.
7 funções que seu celular tem e você não conhece!
O que você está lendo é [Cinco planilhas prontas do Excel que todo professor deveria usar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments