Eleições 2022: tudo o que você precisa saber para votar
O primeiro turno das Eleições 2022 ocorre neste domingo (2), das 8h às 17h (horário de Brasília). Neste ano, mais de 156 milhões de eleitores irão escolher o futuro presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais para o próximo mandato. Faltando apenas três dias para a votação, é comum que surjam dúvidas entre os brasileiros. Buscas como "Como votar nas Eleições 2022?", "Como saber meu local de votação?" e "Posso votar em outra cidade?" registraram aumento na Internet nos últimos sete dias, segundo dados do Google Trends.
🔎 Eleições 2022: veja o que você pode e não pode fazer
A ferramenta do Google também indicou crescimento nas pesquisas sobre o aplicativo e-Título. Ele é obrigatório? As pessoas podem votar só com o app? Como baixar o título de eleitor no celular? Além disso, dúvidas sobre justificar voto online e montagem da cola eleitoral despontaram nas buscas. Para ajudar você a se preparar para o dia da votação, o 💥️TechTudo esclarece as dúvidas mais comuns sobre as Eleições 2022. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber para votar dia 2 de outubro, além das regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito do uso da tecnologia durante o pleito.
1 de 1 Eleições 2022: guia completo reúne tudo que você precisa saber para votar — Foto: Divulgação/TSEEleições 2022: guia completo reúne tudo que você precisa saber para votar — Foto: Divulgação/TSE
Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo
Qual o horário de votação nas Eleições 2022?
O horário de votação nas Eleições 2022 será unificado. Segundo o TSE, pela primeira vez todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Isso significa que cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. Veja como calcular fuso horário pela Internet.
Como votar nas Eleições 2022?
A ordem de votação é a seguinte: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. O site do TSE tem um simulador de votação bastante intuitivo que ajuda os eleitores a saber como usar a urna eletrônica.
O e-Título é obrigatório?
Não é obrigatório apresentar o aplicativo e-Título para votar. Se preferir, o eleitor pode levar a versão física do título de eleitor. É obrigatório apresentar um documento de identificação com foto – pode ser carteira de identidade (RG), passaporte, carteira profissional, certificado de reservista, carteira de trabalho (CTPS) ou carteira nacional de habilitação (CNH).
Posso votar só com o e-Título?
É possível votar apenas com o e-Título, mas só para os eleitores que já fizeram o cadastro da biometria. Se você ainda não tiver feito a biometria, precisará de algum dos documentos com foto citados no tópico acima.
Como baixar o título de eleitor no celular?
Para baixar o e-Título no seu celular, basta abrir a Google Play Store ou App Store, procurar pelo nome do aplicativo e tocar em "Instalar". Ao abrir o app, será preciso aceitar os termos de uso, preencher alguns dados pessoais e responder ao desafio de perguntas.
Vale ressaltar, porém, que 💥️os eleitores que decidirem votar com a versão digital do documento precisarão baixar ou atualizar o app até sábado (1). Isso porque a emissão do título de eleitor digital será suspensa no domingo (2), dia da votação.
Posso levar celular para a cabine de votação?
Não. Segundo as regras definidas pelo TSE, é proibido levar o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico para a cabine de votação. Os eleitores deverão deixar o equipamento com o mesário antes de votar, não sendo permitido entrar nem mesmo com o dispositivo no bolso ou desligado.
Como achar meu local de votação?
É possível descobrir seu local de votação, zona e seção eleitoral a partir de uma rápida consulta ao site do TSE. Veja como verificar neste tutorial.
Posso votar em outra cidade?
Se você solicitou a transferência de domicílio eleitoral temporária, poderá votar em trânsito (ou seja, em outra cidade ou estado) nas Eleições 2022. É possível conferir o seu local de votação temporário no site do TSE.
Esqueci o número do meu candidato. O que faço?
A página especial de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE reúne todos os números de candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. O site ainda revela outras informações, como se o político é ficha limpa e qual seu patrimônio. Após confirmar o número do seu candidato, anote-o em uma cola eleitoral para levar no dia da votação.
Como fazer cola eleitoral?
O site do TSE disponibiliza um arquivo de cola eleitoral em branco para imprimir e preencher à mão. Saiba como baixar o seu.
Posso divulgar em quem votei nas redes sociais?
Sim. Mas, atenção: essa regra vale apenas para publicações em redes como Facebook, Instagram e Twitter, já que os posts lá publicados são passivos, ou seja, as outras pessoas podem ou não querer lê-las. Mandar mensagem privada no WhatsApp e mensageiros semelhantes para revelar em quem votou, por outro lado, pode significar descumprimento da lei eleitoral. Veja outras regras nesta matéria.
Posso pedir voto no WhatsApp e outras redes sociais?
Não. No dia da votação, os eleitores não podem fazer publicações nas redes sociais, nem enviar mensagens no WhatsApp pedindo votos para determinado candidato. Isso porque a prática pode ser considerada boca de urna, que é crime eleitoral. A lei se aplica tanto ao ambiente físico quanto ao espaço virtual. Saiba mais sobre o uso responsável da tecnologia durante as eleições lendo esta matéria.
Como fazer para justificar o voto nas eleições?
É possível justificar o voto pela Internet usando o site do TSE e o aplicativo e-Título, disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). A justificativa online poderá ser feita no dia e horário da votação, das 8h às 17h, ou em até 60 dias após cada turno. Se você não vai poder comparecer às urnas, veja como justificar seu voto.
Vi propaganda eleitoral irregular e outras fraudes. Como denunciar?
Você pode denunciar crimes relativos à propaganda eleitoral, como compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos irregulares, por meio do aplicativo Pardal. O app está disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). Veja como baixar e usar neste tutorial.
Fake News: como denunciar no WhatsApp, Facebook, Twitter e apps 📱
O que você está lendo é [Eleições 2022: tudo o que você precisa saber para votar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments