Usuários recriam artes usando apps fitness; entenda como funciona

Apps fitness e de rastreamento disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS) - como Strava, Nike Run e MapMyRide -, são úteis para indicar caminhos e marcar trajetos feitos. Recentemente, porém, alguns usuários mais criativos resolveram ampliar as funções desses serviços de uma maneira inusitada: recriando artes a partir de suas atividades físicas. Assim, a prática de "arte GPS", que consiste em desenhos digitais traçados pelos aplicativos em rotas milimetricamente calculadas, se popularizou pelos Estados Unidos e por outros lugares do mundo.

1 de 2 Percursos feitos por usuários que usam o app Strava forma desenhos sobre o mapa; confira — Foto: Divulgação/Strava

Percursos feitos por usuários que usam o app Strava forma desenhos sobre o mapa; confira — Foto: Divulgação/Strava

📝 Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Comente no tópico do Fórum do TechTudo.

O popular quadro "Moça com o brinco de pérola", por exemplo, foi "pintado" - ou melhor, percorrido - pela ciclista norte-americana Janine Strong em abril deste ano. Para recriar a arte, ela pedalou cerca de 80 km ao redor do sul do Brooklyn, conferindo cuidadosamente o Strava para garantir que cada curva, círculo e reta formassem de fato o famoso quadro pintado pelo artista holandês Johannes Vermeer, em 1665.

Por isso, em vez de seguir caminhos comuns - como ruas retas -, a artista costuma planejar passeios de bicicleta com rotas diferentes, para desenhar estrelas, pássaros e leões. O resultado dos trajetos são postados por Strong em seu Instagram.

De acordo com a reportagem do The New York Times, a prática existe antes mesmo da chegada dos smartphones. Em 2003, por exemplo, a edição “Year in Ideas”, da New York Times Magazine, contou a história dos ingleses Jeremy Wood e Hugh Pryor, que usaram dispositivos GPS Garmin - parecidos com rádios de comunicação - para traçar rotas no formato de borboletas e peixes ao caminharem em ruas pelo interior da Inglaterra.

Atualmente, a criação das artes ficou mais fácil graças à possibilidade de visualizar os mapas em tempo real, o que fez com que mais pessoas o fizessem. No Brasil, por exemplo, um dos artistas mais conhecidos é Gustavo Lyra, que já "percorreu" o rosto de John Lennon e o de Elsa, personagem do filme Frozen, da Disney.

Resultado da rota do brasileiro Gustavo Lyra, criada em cerca de nove horas em comemoração ao aniversário da filha. — Foto: Reprodução/Gustavo Lyra/The New York Times 2 de 2 Resultado da rota do brasileiro Gustavo Lyra, criada em cerca de nove horas em comemoração ao aniversário da filha. — Foto: Reprodução/Gustavo Lyra/The New York Times

Resultado da rota do brasileiro Gustavo Lyra, criada em cerca de nove horas em comemoração ao aniversário da filha. — Foto: Reprodução/Gustavo Lyra/The New York Times

Em aplicativos como Pinterest ou Google Lens, disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), é possível encontrar diversos outros desenhos criados por meio da técnica. De acordo com o que é encontrado na web, os formatos mais reproduzidos por usuários são de coração, animais e objetos.

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

O que você está lendo é [Usuários recriam artes usando apps fitness; entenda como funciona].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...