Starlink planeja levar internet de até 350 megas para os aviões

A empresa de exploração espacial SpaceX, do bilionário Elon Musk, pretende levar a internet banda-larga via satélite da Starlink para a aviação comercial, de acordo com os novos detalhes revelados pela empresa nesta semana. O projeto da Starlink Aviation prevê que qualquer aeronave voando pelo mundo seria capaz de proporcionar uma conexão Wi-Fi para os seus clientes utilizando esta tecnologia, desde que não haja obstruções pelo caminho. A velocidade seria de 350 megas (Mb/s).

O serviço ainda está longe de ser implementado em larga escala. De acordo com o site especializado , algumas empresas do ramo confirmaram que já fizeram testes com a conexão, como a Delta e a Hawaiian Airlines. Enquanto a primeira admitiu que fez os primeiros testes no começo de 2022, a segunda deve implementar a novidade a partir de 2023.

🔎 Veek lança plano pré com acesso grátis à internet móvel

Serviço rápido de internet em avião deve começar em 2023 — Foto: Divulgação/Starlink Aviation 2 de 2 Serviço rápido de internet em avião deve começar em 2023 — Foto: Divulgação/Starlink Aviation

Serviço rápido de internet em avião deve começar em 2023 — Foto: Divulgação/Starlink Aviation

👉 Por que Elon Musk comprou o Twitter? Participe da conversa

De acordo com a página oficial da Starlink Aviation, os satélites do serviço se locomovem pela orbita terrestre baixa, o que deve facilitar a conexão com os chamados Aero Terminals, as antenas que serão instaladas nos aviões. Com isso, a SpaceX afirma que os passageiros poderão aproveitar a internet de banda-larga em alta velocidade, esteja a aeronave sobrevoando terra ou mar.

Com esta tecnologia, os passageiros poderiam realizar tarefas que eram bem restritas anteriormente, como chamadas de vídeo, usar VPN e até mesmo games online, de acordo com a própria companhia responsável.

Apenas alguns aviões selecionados receberão os primeiros kits da Starlink Aviation em 2023, pois a aeronave precisa ter um preparo especial na fuselagem. Não há como prever quais serão as primeiras empresas aéreas a adotar o serviço, mas a imprensa internacional acredita que os anúncios nesse caminho devem ser feitos nos “próximos meses”.

A opção de Wi-Fi em voos comerciais é uma realidade, mas as soluções atuais não passam de 100 megas. Por outro lado, a SpaceX prevê velocidades de 350 megas e conexões de baixa latência, uma característica fundamental para videochamadas, reuniões em tempo real e jogos online.

O que você está lendo é [Starlink planeja levar internet de até 350 megas para os aviões].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...