Brasil registra 2,3 milhões de portabilidades de linha de celular
O Brasil registrou 2,34 milhões de trocas de operadoras de linhas de celular apenas nos últimos três meses. O dado é do último relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade nacional responsável pelo serviço, que o 💥️TechTudo divulga com exclusividade neste sábado. Houve aumento de 11,43% em relação ao período anterior (abril a junho de 2022). No total, o país já realizou mais de 60 milhões de migrações desde que a portabilidade foi liberada, em setembro de 2008.
Quando se fala em portabilidade feita por usuários de terminais fixos no último trimestre, a quantidade é menor: cerca de 344 mil solicitações. O processo de migração de um número para outra operadora demora, em média, três dias para ser concluído, – de modo que é possível cancelar o pedido em até dois dias após iniciar o processo.
🔎 Ranking mostra as operadoras de celular mais rápidas do Brasil
2 de 2 Cresce o número de pedidos de migração de linha celular no Brasil — Foto: Thássius Veloso/TechTudoCresce o número de pedidos de migração de linha celular no Brasil — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Há 14 anos, usuários de telefonia móvel e fixa no Brasil podem migrar de operadora sem alterar o número da linha. O modelo de portabilidade numérica no país é definido pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). O órgão determina que as trocas devem ser solicitadas pelos usuários sempre dentro do mesmo serviço, ou seja: de móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de alcance do mesmo DDD.
Entre os motivos que levam um usuário a fazer portabilidade está a busca por planos mais atrativos de outras operadoras. Esse era o caso do estudante Bernardo Lima, de 22 anos. O brasiliense foi uma das pessoas que fez migração da linha celular no último trimestre. “Estava enfrentando muitos problemas com minha antiga operadora. A internet deles sempre acabava antes do mês, me obrigando a contratar pacotes extras”, conta o universitário.
Além disso, na tentativa de conseguir novos clientes, várias empresas de telefonia oferecem benefícios para quem traz o número de celular de outra operadora. Algumas companhias dão bônus mensais de internet, desconto na mensalidade e, até mesmo, acesso a serviços de streaming de filme e música.
O que é preciso para fazer portabilidade
De acordo com a ABR Telecom, os interessados em migrar de operadora devem comprovar a titularidade da linha telefônica. O pedido pode ser feito diretamente à operadora via internet ou SAC telefônico. É necessário informar nome completo, número do documento de identidade (ou o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica) e endereço.
Caso o usuário desista da migração e decida permanecer na operadora que presta o serviço, ele tem dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração em andamento. A conclusão da portabilidade leva até três dias úteis.
Regiões que mais fizeram portabilidade
Portabilidade de linha telefônica por região Migrações de linhas móveis e fixas Fonte: ABR Telecom (setembro de 2008 a outubro de 2022)A região Sudeste – a mais populosa do país – foi a que mais fez migração desde que o processo é possível no país: foram quase 47 milhões de pedidos. Isso é quase cinco vezes mais do que a quantidade total de solicitações de portabilidade feitas no Nordeste, a segunda região com mais habitantes,
O que você está lendo é [Brasil registra 2,3 milhões de portabilidades de linha de celular].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments