Como está a greve dos caminhoneiros? Apps encontram caminhos alternativos

Grupos de caminhoneiros estão bloqueando rodovias por todo o Brasil desde segunda-feira (31), como um protesto à vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas Eleições do último domingo (30). Com isso, diversas estradas país foram fechadas, em bloqueios que afetam cerca de 25 estados brasileiros e impactam o fluxo em todo trânsito do Brasil. Para ajudar os motoristas a desviarem de possíveis engarrafamentos causados pelas manifestações, é possível utilizar recursos disponíveis nos apps Waze e Google Maps, que podem ser baixados gratuitamente no Android e no iPhone (iOS).

    1 de 3 apps-de-mapas-rotas-google-maps — Foto: Marcela Franco/TechTudo

    apps-de-mapas-rotas-google-maps — Foto: Marcela Franco/TechTudo

    📝 Dúvidas sobre como usar o Google Maps no transporte público? Confira no Fórum do TechTudo

    Waze

    O Waze, aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS), oferece serviços de navegação por GPS e é configurado automaticamente para apresentar as melhores rotas aos usuários. Isso porque a plataforma dá preferência aos trajetos que levem menos tempo, considerando congestionamentos ou outros eventuais problemas de trânsito. Além dessa função automática, os próprios motoristas podem enviar alertas de incidentes em tempo real para que outras pessoas evitem passar por determinado local. Esse ponto passará a ser exibido em vermelho no mapa – no caso da greve dos caminhoneiros, a função é muito útil para visualizar quais rodovias estão paralisadas e apresentam engarrafamentos.

    Para usar a plataforma, basta fazer o download na Google Play Store ou na App Store e realizar o cadastro. Em seguida, toque em “My Waze”, na página inicial, e insira o local de destino no campo “Para onde?”. Já para enviar alertas aos outros motoristas, toque no balão de cor laranja, localizado na página inicial, e escolha o tipo de problema que deseja comunicar. Os alertas são públicos, e é possível adicionar fotos e comentários para deixar o relato ainda mais completo.

    Waze aponta problemas de trânsito em trajetos; os próprios usuários do app podem relatar os incidentes em tempo real — Foto: Reprodução/Mariana Tralback 2 de 3 Waze aponta problemas de trânsito em trajetos; os próprios usuários do app podem relatar os incidentes em tempo real — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

    Waze aponta problemas de trânsito em trajetos; os próprios usuários do app podem relatar os incidentes em tempo real — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

    💥️Google Maps

    O Google Maps também está disponível para Android e iPhone e seleciona de forma automática as melhores rotas para os motoristas. O app também desconsidera os trajetos que apresentem problemas de trânsito - porém, ao contrário do Waze, não permite que os usuários relatem incidentes em tempo real.

    Para utilizá-lo, bastar inserir o local de destino no campo “Pesquise aqui”, exibido na página inicial. Em seguida, toque em “Rotas”, na parte inferior da tela, para visualizar o caminho – o ponto de partida será definido automaticamente caso sua localização esteja ativada. Para inserir um local manualmente, basta tocar no campo “Seu local” e inserir outro lugar de início.

    Google Maps está disponível para Android e iPhone (iOS), ajudando usuários a encontrarem os melhores trajetos; aplicativo aponta incidentes no trânsito — Foto: Reprodução/Mariana Tralback 3 de 3 Google Maps está disponível para Android e iPhone (iOS), ajudando usuários a encontrarem os melhores trajetos; aplicativo aponta incidentes no trânsito — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

    Google Maps está disponível para Android e iPhone (iOS), ajudando usuários a encontrarem os melhores trajetos; aplicativo aponta incidentes no trânsito — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

    Caso o trajeto esteja livre de problemas, ele será exibido no mapa na cor azul. Se houver trânsito moderado, a linha será amarela; em caso de incidentes, o caminho será sinalizado na cor vermelha. Além disso, para visualizar informações detalhadas sobre cada rota, basta arrastar o painel de informações para cima, localizado na parte inferior da tela. Nele, são exibidos o tempo de percurso e a quantidade de quilômetros para chegar até o destino, além de outras informações relevantes, como possíveis problemas de trânsito, existência de estacionamentos próximos ao local e número de pedágios.

    Waze funciona offline? 5 perguntas e respostas sobre o aplicativo de GPS

    O que você está lendo é [Como está a greve dos caminhoneiros? Apps encontram caminhos alternativos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...