Samsung bate recorde em transmissão 5G; veja números
A Samsung Networks, subsidiária de equipamentos de rede da fabricante sul-coreana, bateu recorde no desempenho de internet 5G. Foi registrada uma média de 1,75 Gb/s de velocidade de download em um campo de 10 km — feito jamais antes visto. O pico foi de 2,75 Gb/s para baixar arquivos. Os testes foram uma parceria da marca com a Australian NBN, empresa estatal australiana encarregada de projetar, construir e operar a rede nacional de banda larga do país.
O alto desempenho foi possível usando uma conexão FWA (acesso fixo sem fio, na sigla em português), com aplicação para o padrão 5G mmWave, que usa ondas de rádio de alta frequência. Com o experimento, a Samsung quer provar que esse espectro pode ser usado não apenas para construir redes 5G de enorme capacidade em áreas urbanas, como também fornecer uma cobertura mais ampla para o FWA.
🔎 5G funciona em qualquer celular? Entenda requisitos para usar a rede
2 de 2 Samsung quer provar que 5G mmWave 5G é adequado para áreas urbanas densas — Foto: Reprodução/SamsungSamsung quer provar que 5G mmWave 5G é adequado para áreas urbanas densas — Foto: Reprodução/Samsung
Tecnologia também pode ser usada em áreas rurais
O equipamento utilizado no teste foi o Compact Macro 5G, o primeiro dispositivo de rádio integrado da indústria para o espectro mmWave. O aparelho conta ainda com uma base e uma antena. O principal diferencial da tecnologia usada pela Samsung é o longo alcance, já que a velocidade elevada foi obtida mesmo a 10 km de distância.
"Este novo resultado 5G prova o enorme potencial da tecnologia mmWave e sua capacidade de fornecer conectividade e capacidade aprimoradas para enfrentar os desafios de distância nas áreas rurais", disse Junehee Lee, vice-presidente executivo da Samsung Electronics, em comunicado à imprensa.
Apesar da altíssima taxa de download (1,75 Gb/s, a velocidade de upload não é tão impressionante, chegando em média a 61,5 Mb/s — número similar ao que se tem com a rede comum 5G difundida nos grandes centros.
O que é o 5G mmWave?
O 5G mmWave, ou 5G de "ondas milimétricas", já é realidade em vários smartphones, incluindo o iPhone 12 e superiores, além de diversos smartphones da Samsung – como o Galaxy S22, por exemplo. Apesar disso, essa tecnologia que permite frequências altíssimas tem melhor aplicação em redes fixas — isto porque, quanto maior é a onda, menor é a taxa de penetração do sinal.
Nos testes da Samsung, por exemplo, os equipamentos trabalhavam a 28 GHz. Vale lembrar que a Samsung foi a primeira a lançar serviços 5G mmWave FWA, em 2018.
O que você está lendo é [Samsung bate recorde em transmissão 5G; veja números].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments