Relembre 8 plot twists dos games que deixaram os jogadores de queixo caído

O plot twist tem como objetivo causar surpresa e comoção em alguma trama. Trata-se de uma mudança drástica ou revelação inesperada que, bem executada, faz aumentar o interesse do público no enredo. Filmes, peças de teatro, livros e outras obras podem contar com plot twists, e os jogos não ficam de fora da lista. Games como Silent Hill 2, Dead Space e Metal Gear Solid 2 contam com reviravoltas tão impactantes que marcaram a memória de muitos jogadores.

A seguir, veja oito plot twists em jogos eletrônicos que deixaram os jogadores de queixo caído. Vale lembrar, no entanto, que haverá 💥️spoilers massivos relacionados aos enredos de cada um dos jogos que serão citados na lista. Ou seja, se você não jogou algum dos títulos, vá com calma.

🎮 Dead Space Remake: jogo se justifica e garante imersão do início ao fim

Dead Space tem um dos plot twists mais memoráveis dos games; veja outros títulos — Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand 1 de 9 Dead Space tem um dos plot twists mais memoráveis dos games; veja outros títulos — Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand

Dead Space tem um dos plot twists mais memoráveis dos games; veja outros títulos — Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand

👉 Quais são os melhores jogos de terror? Comente no Fórum TechTudo

1. Silent Hill 2

Silent Hill é uma franquia que traz enredos sombrios e baseados em torturas psicológicas sofridas por seus protagonistas. Em Silent Hill 2, o protagonista em questão é James Sunderland, um homem que vai à cidade de Silent Hill após receber uma carta de sua esposa Mary, que havia morrido anos antes, vítima de uma doença sem cura. O casal já havia passado férias na mesma cidade em outro momento, mas James vê um lugar completamente diferente e habitado por monstros bizarros.

Nesse caminho, o jogo apresenta um plot twist que pode ser considerado clichê: o protagonista inicialmente apresentado como herói se torna um vilão depois do jogo relevar que, na verdade, ele matou a esposa. Contudo, além de toda a narrativa colaborar para o momento, é impactante a forma como o jogo faz a revelação, com James sofrendo mais e mais com sua descoberta e utilizando a própria Silent Hill para buscar o seu próprio arrependimento. Vale lembrar que o jogo tem um remake garantido que deve chegar em 2023 exclusivamente para PlayStation 5 (PS5).

Descoberta do protagonista é uma reviravolta e tanto nos eventos de Silent Hill 2 e na forma como o jogador o vê — Foto: Reprodução/Youtube (SHN) 2 de 9 Descoberta do protagonista é uma reviravolta e tanto nos eventos de Silent Hill 2 e na forma como o jogador o vê — Foto: Reprodução/Youtube (SHN)

Descoberta do protagonista é uma reviravolta e tanto nos eventos de Silent Hill 2 e na forma como o jogador o vê — Foto: Reprodução/Youtube (SHN)

2. Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)

A traição é um dos temas comumente utilizados nos plot twists, e, nos videogames, isso não é exceção. Call of Duty: Modern Warfare 2 prossegue com os acontecimentos do primeiro Modern Warfare, onde é apresentado aos jogadores o General Shepherd. Durante os eventos do primeiro jogo, Shepherd sofre a perda de 30 mil soldados que estavam sob seu comando. A tragédia faz com que cresça nele a vontade de vingança contra Vladimir Makarov, o principal antagonista de Modern Warfare.

O jogador controla os membros da Força-Tarefa 141, composta por nomes como Ghost, Soap e Captain Price, que recebem as ordens do General Shepherd. O enredo leva a acreditar que Makarov é a única ameaça, mas, ao final da missão "Pontas Soltas", Shepherd se rebela contra a Força-Tarefa 141 e assassina alguns dos membros da equipe depois que eles encontram provas o envolvendo em crimes e no prolongamento da guerra contra Rússia.

Traição de Shepherd em Modern Warfare 2 é um dos grandes momentos da campanha — Foto: Divulgação/Steam 3 de 9 Traição de Shepherd em Modern Warfare 2 é um dos grandes momentos da campanha — Foto: Divulgação/Steam

Traição de Shepherd em Modern Warfare 2 é um dos grandes momentos da campanha — Foto: Divulgação/Steam

3. Shadow of the Colossus

Um jovem munido de uma espada explora uma região isolada do mundo e enfrenta criaturas colossais com o objetivo de ressuscitar sua amada Mono. A ideia inicial do enredo de Shadow of the Colossus se assemelha a muitas histórias de heróis arriscando a vida contra o desconhecido por conta de uma causa aparentemente nobre. No entanto, o título de 2005 vai além em seu enredo e esconde as verdadeiras consequências dos atos do protagonista até a reta final do jogo.

Todo o processo de derrotar as criaturas acaba por corromper o protagonista, Wander, de forma trágica. Após tanto trabalho, ele descobriu que a entidade Dormin, quem o disse que seria necessário matar os 16 colossos para reviver Mono, o manipulou para a assassinar criaturas que existiam para conter o mal daquele lugar. Corrompido, o corpo do protagonista ainda é tomado por Dormin, ele se transforma em um demônio e acaba sendo selado logo em seguida. No final, Wander renasce como um bebê com chifres em um encerramento cheio de mistérios.

Confuso e misterioso, o final de Shadow of the Colossus intriga os fãs até hoje — Foto: Reprodução/Shirrako 4 de 9 Confuso e misterioso, o final de Shadow of the Colossus intriga os fãs até hoje — Foto: Reprodução/Shirrako

Confuso e misterioso, o final de Shadow of the Colossus intriga os fãs até hoje — Foto: Reprodução/Shirrako

4. Metal Gear Solid 2

A grande criação de Hideo Kojima, Metal Gear Solid é uma franquia conhecida por ter enredos complexos e que raramente o jogador os compreenderá jogando somente uma vez. Plot twists são recorrentes nessa série, e com Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001) não é diferente. Um exemplo interessante é algo simples, mas que a Konami manteve em segredo para que os jogadores descobrissem sozinhos. A informação era sobre Raiden ser revelado o protagonista no lugar do já consagrado Solid Snake, uma decisão que divide até hoje a opinião dos fãs da franquia.

Em relação à história de Metal Gear Solid 2, outro plot twist também chamou bem mais a atenção, até mesmo daqueles jogadores que não se importavam tanto em estudar os detalhes de cada diálogo. Depois de algumas missões, é revelado que a maior parte do jogo era uma missão de treinamento simulada e orquestrada pelos "Patriots", a organização que comandava os Estados Unidos secretamente.

Plot twists sobre o protagonista e a realidade a respeito das missões se destacam em Metal Gear Solid 2 — Foto: Reprodução/YouTube 5 de 9 Plot twists sobre o protagonista e a realidade a respeito das missões se destacam em Metal Gear Solid 2 — Foto: Reprodução/YouTube

Plot twists sobre o protagonista e a realidade a respeito das missões se destacam em Metal Gear Solid 2 — Foto: Reprodução/YouTube

5. Star Wars: Knights of the Old Republic

Star Wars é uma franquia que clássica e que conta com diversos jogos lançados para uma grande variedade de consoles. Em Star Wars: Knights of the Old Republic (2003), a trama foca em recuperar suas memórias perdidas e em derrubar o Lord Sith Darth Malak. Antes dos eventos iniciais do jogo, é dito que Darth Malak levou caos para toda a galáxia, destruindo membros da Ordem Jedi e criando uma super arma chamada de "Star Forge", tudo graças ao treinamento que recebeu do poderoso Darth Revan.

O jogo todo acontece normalmente, até o momento em que o jogador fica cara a cara com Darth Malak. Nesse ponto, é revelado que o protagonista da história é exatamente o mestre de Darth Malak, Darth Revan. A Ordem Jedi capturou Revan após uma batalha e fez uma lavagem cerebral nele para que pudesse lutar pelo lado da luz. Contudo, o jogo faz com que o jogador tome uma decisão nesse momento: destruir Darth Malak ou recuperar o verdadeiro poder de Darth Revan e lutar pelo lado negro novamente.

Ao final do jogo, o jogador descobre que está controlando Darth Revan, mestre do vilão principal — Foto: Reprodução/PlayStation 6 de 9 Ao final do jogo, o jogador descobre que está controlando Darth Revan, mestre do vilão principal — Foto: Reprodução/PlayStation

Ao final do jogo, o jogador descobre que está controlando Darth Revan, mestre do vilão principal — Foto: Reprodução/PlayStation

6. BioShock

O primeiro jogo da trilogia Bioshock (2007) contou com aquele que é considerado um dos mais inesperados plot twists da história dos videogames. O protagonista do jogo é Jack, sobrevivente de um acidente aéreo no Oceano Atlântico que acaba chegando involuntariamente em Rupture, uma cidade localizada no fundo do mar. Em seu caminho, ele é guiado via rádio por um homem chamado Atlas, que promete ajudá-lo a voltar para a superfície se ele colaborar em salvar sua família que está presa em Neptune's Bounty.

O plot twist envolve a frase "Would you kindly?". Em um estágio já avançado no jogo, é mostrado que essa pergunta funciona como um gatilho na mente de Jack, hipnotizando-o a fazer aquilo que Atlas, cujo nome verdadeiro é Frank Fontaine, deseja nos eventos do game. Ou seja, tudo o que o jogador fez em Bioshock até essa revelação fazia parte dos planos de Frank, o antagonista. Isso faz com que toda a história seja vista por uma nova perspectiva, causando uma reviravolta absoluta.

"Would you kindly?" é um dos plot twists mais conhecidos dos jogos eletrônicos — Foto: Divulgação/Steam 7 de 9 "Would you kindly?" é um dos plot twists mais conhecidos dos jogos eletrônicos — Foto: Divulgação/Steam

"Would you kindly?" é um dos plot twists mais conhecidos dos jogos eletrônicos — Foto: Divulgação/Steam

7. Resident Evil

Resident Evil (1996) foi um dos grandes sucessos da extensa biblioteca de jogos para o PlayStation. A aventura conta com os agentes da S.T.A.R.S na operação em uma mansão recheada de zumbis, mutantes e outros tipos de monstros. O jogador pode controlar Jill Valentine ou Chris Redfield e recebe ajuda de Rebecca Chambers e Barry Burton em certos momentos. O grupo busca investigar os assassinatos ocorrendo nas proximidades de Raccon City e descobre eventualmente as atividades realizadas pela farmacêutica Umbrella na propriedade.

Nesse enredo, ainda há mais um "herói": Albert Wesker, aquele que liderava os membros da S.T.A.R.S pela mansão. Tudo indicava que ele era apenas um parceiro confiável nessa missão, porém, mais à frente no jogo, é descoberto que Wesker trabalhava para a Umbrella o tempo todo. O vilão ainda libera a arma biológica Tyrant, que acaba o matando no processo.

Wesker se revela como vilão no primeiro Resident Evil — Foto: Reprodução/Youtube 8 de 9 Wesker se revela como vilão no primeiro Resident Evil — Foto: Reprodução/Youtube

Wesker se revela como vilão no primeiro Resident Evil — Foto: Reprodução/Youtube

8. Dead Space

Dead Space (2008) é um jogo de survival horror e ficção científica. No game, o jogador assume o comando de Isaac Clarke, que parte rumo à nave espacial Ishimura para desvendar o que ocorreu com a tripulação. O protagonista também vai em busca de sua namorada, Nicole Brennan, que mantinha contado com ele via rádio. A aventura, no entanto, se torna muito mais perturbadora e aterrorizante do que o esperado, envolvendo conspirações com cultos religiosos e artefatos nefastos.

Infelizmente, é descoberto por Isaac que Nicole está morta desde o começo da missão e que as mensagens que ele recebia eram consequências de um artefato que o fazia alucinar. Um detalhe interessante sobre esse plot twist está nos nomes de todos os capítulos de Dead Space:

9 de 9 Dead Space conta com um triste plot twist do protagonista com sua amada — Foto: Divulgação/EA

Dead Space conta com um triste plot twist do protagonista com sua amada — Foto: Divulgação/EA

O que você está lendo é [Relembre 8 plot twists dos games que deixaram os jogadores de queixo caído].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...