Instagram bate WhatsApp e é o app em que brasileiros passam mais tempo
O Instagram é a rede social em que brasileiros passaram mais tempo em 2022, ultrapassando o WhatsApp - também da Meta - pela primeira vez. A novidade foi divulgada nesta quarta-feira (21), na pesquisa semestral da plataforma de consultoria Mobile Time em parceria com a Opinion Box, que entrevistou, durante o mês de novembro, mais de 2 mil brasileiros com 16 anos ou mais com acesso à Internet e smartphones. Segundo o estudo, o Instagram está presente em 92% dos celulares e, agora, lidera no tempo de uso, sendo o aplicativo em que 35% dos brasileiros mais passam tempo do seu dia.
- 1 de 4
Instagram bate WhatsApp e é o app em que brasileiros passam mais tempo — Foto: Reprodução/Freepik
Instagram bate WhatsApp e é o app em que brasileiros passam mais tempo — Foto: Reprodução/Freepik
💥️📝 Como compartilhar aplicativos com outra conta da App Store? Saiba no Fórum do TechTudo
Entre 2023 e 2022, o Instagram cresceu oito pontos percentuais na categoria de tempo de uso, segundo a pesquisa. Até então, o primeiro lugar costumava ser do WhatsApp - que, desta vez, ficou cinco pontos percentuais atrás da rede de fotos de Zuckerberg. O app também ficou com o segundo lugar no ranking de aplicativos mais populares na homescreen dos brasileiros e foi vice-campeão entre os apps que os brasileiros acessam mais vezes no mesmo dia.
De acordo com o estudo da Mobile Time, esse crescimento do Instagram se deve principalmente ao público jovem e feminino. Em resposta à pergunta "qual é o aplicativo que você passa mais tempo vendo ao longo do dia?", 45% dos jovens entre 16 e 29 anos apontaram o Instagram. Desse total, a rede também foi a preferida entre 41% das mulheres, contra apenas 27% dos homens. Para o público masculino, aliás, o WhatsApp continua sendo o app mais usado.
Outras redes sociais
Apesar de ter perdido a liderança no tempo de uso, o WhatsApp segue como o aplicativo mais presente na tela principal dos smartphones dos brasileiros: são 54% dos entrevistados que mantêm o app na tela de início. O segundo lugar aqui é ocupado pelo Instagram, com 46% das respostas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/2/Y/qY98a5Q8ODQsPAuNElOg/whatsapp-mais-presente-na-home-screen.png)
WhatsApp está mais presente na home screen; Instagram lidera tempo de uso no Brasil — Foto: Divulgação/Mobile Time
No ranking de aplicativos no qual os brasileiros mais abrem ao longo de um dia, o WhatsApp também ocupa disparadamente o primeiro lugar, com 54% das respostas contra 19% do Instagram. Apesar de não ocupar nenhuma liderança, o TikTok também apresenta bons números: ele está instalado em 41% dos smartphones no país, número que ultrapassa o Twitter e o LinkedIn.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/0/6/Lrx8ABSw2sJowBA5MMww/tiktok-3deg-lugar.png)
TikTok está presente em 41% dos smartphones brasileiros — Foto: Divulgação/Mobile Time
Sistemas operacionais iOS x Android
Outro ponto interessante apontado pela pesquisa foi o aumento de brasileiros com iPhones. No último ano, essa tendência de crescimento já tinha sido identificada, quando o número representava 13% dos celulares. Neste ano, o Panorama apontou que o sistema da Apple (iOS) subiu para 19% dos smartphones no Brasil. Segundo a Mobile Time, isso pode ser explicado por dois fatores: a maior longevidade dos iPhones e também o crescimento do mercado de aparelhos usados.
Apesar do crescimento da Apple, por aqui o Android segue na liderança, estando presente em 80% dos smartphones em serviço no país. Esse número, no entanto, representa uma queda, já que, no ano passado, o sistema operacional da Google representava 86% dos smartphones no último ano.
Aplicativos de banco
O Nubank ganhou destaque neste ano, sendo o principal aplicativo de banco entre os dez apps mais presentes na tela inicial dos smartphones brasileiros. O app ocupa o 6° lugar, vindo atrás do WhatsApp, do Instagram, do Facebook, do YouTube e do Telegram. Outros aplicativos de banco também estão na lista, como o Banco do Brasil e Caixa, que ocupam o nono e décimo lugar respectivamente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/V/4/3PiAA4SXqAsUmTcvPGrg/nubank.png)
Nubank ocupa sexto lugar no top 10 de aplicativos mais baixados — Foto: Divulgação/Mobile Time
'Proibidos': 5 apps polêmicos que foram banidos no Android e iPhone
O que você está lendo é [Instagram bate WhatsApp e é o app em que brasileiros passam mais tempo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments