Sony anuncia controle de PS5 voltado para acessibilidade na CES 2023
Um novo controle para PlayStation 5 (PS5), voltado para acessibilidade, está em desenvolvimento pela Sony. O anúncio do produto foi feito pela empresa na última quarta-feira (4), durante a feira de tecnologia CES 2023, que acontece até 8 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. O joystick, que, por enquanto, tem o codinome "Project Leonardo", oferecerá a possibilidade de personalizar a disposição dos botões e usar diferentes configurações conforme as necessidades do jogador. Vale dizer, contudo, que ele ainda não tem previsão de lançamento ou preço sugerido. Veja, a seguir, tudo o que se sabe até agora sobre o controle.
🎮 DualSense Edge: veja principais novidades do controle profissional de PS5
1 de 2 Novo joystick codinome Project Leonardo irá oferecer opções de acessibilidade no PlayStation 5 (PS5) — Foto: Reprodução/PlayStation BlogNovo joystick codinome Project Leonardo irá oferecer opções de acessibilidade no PlayStation 5 (PS5) — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
👉 Quanto custa um PlayStation 5? Veja no Fórum do TechTudo.
O novo joystick Project Leonardo funcionará como "uma caixa de ferramentas", já que o usuário poderá personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Assim, será possível escolher diferentes formatos e tamanhos para botões e até ajustar a distância do analógico para o controle. Os joysticks poderão ser mapeados livremente, reunindo combinações de até dois botões do DualSense, se necessário. Também haverá a possibilidade de criar três perfis de configuração de botões distintos, que poderão ser alternados com um toque.
Além disso, o controle poderá ser usado de maneiras diferentes conforme o nível de força, alcance e outras necessidades físicas do usuário. Jogadores com dificuldade para segurar o controle por longos períodos, por exemplo, poderão apoiá-lo sobre uma superfície com uma boa aderência e trocar botões importantes por versões maiores. Também será possível usar entre um ou dois controles do Project Leonardo, opcionalmente em conjunto com o DualSense, e usar 4 portas auxiliares de 3,5 mm que funcionam com periféricos de empresas parceiras.
2 de 2 O novo Project Leonardo poderá ser usado em conjunto com o DualSense em diferentes configurações — Foto: Reprodução/PlayStation BlogO novo Project Leonardo poderá ser usado em conjunto com o DualSense em diferentes configurações — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
Segundo o CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, a intenção do Project Leonardo é reduzir barreiras para todos os jogadores. A empresa produziu o novo joystick em conjunto com especialistas em acessibilidade, membros da comunidade e desenvolvedores, além da participação de organizações voltadas para o público gamer com deficiência, como AbleGamers, SpecialEffect e StackUp.
A Sony tem realizado vários avanços no setor de acessibilidade, como a inclusão de recursos em alguns de seus games exclusivos mais recentes, como The Last of Us 2 e God of War: Ragnarok. No entanto, faltava um joystick voltado para isso no PlayStation 5 (PS5), ainda mais que concorrentes como Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One já possuíam um produto do tipo.
O que você está lendo é [Sony anuncia controle de PS5 voltado para acessibilidade na CES 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments