7 jogos em pixel art que você precisa conferir
Jogos em pixel art apresentam visuais retrô, com elementos criados a partir de píxeis adicionados um a um. Embora essa estética ajude a reduzir custos de produção — especialmente com gráficos —, isso não significa que os games possuem um desenvolvimento menos elaborados. Enter the Gungeon, Octopath Traveler e Blasphemous, por exemplo, são alguns nomes do gênero que atraem usuários com mecânicas e estilo artísticos criativos, sem deixar nada a desejar em comparação com títulos AAA. Pensando nisso, confira, a seguir, sete games com gráficos pixelados.
🎮 Hades, Spiritfarer e mais: 7 jogos desenhados à mão para você curtir
1 de 8 Octopath Traveler tem visual retrô presente em jogos mais antigos, mesclado com estética 3D dos cenários — Foto: Reprodução/SteamOctopath Traveler tem visual retrô presente em jogos mais antigos, mesclado com estética 3D dos cenários — Foto: Reprodução/Steam
👉 Qual o melhor jogo inspirado por um desenho dos anos 90? Opine no Fórum do TechTudo
1. The Escapists 2
Assim como o antecessor, The Escapists 2 é um game 2D de simulação em que os jogadores devem criar estratégias para conseguir fugir de 11 das prisões mais seguras do mundo. Para isso, roube objetos, gerencie o tempo e planeje o seu plano cuidadosamente — sozinho ou em grupo, no modo multiplayer cooperativo para até quatro pessoas.
Desenvolvido pela Mouldy Toof Studios e publicado pela Team17, o jogo está disponível para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch, Android, iPhone (iOS) e computadores (Windows, MacOS e Linux), via Steam e Epic Games Store. Além disso, está incluso no catálogo do serviço de assinatura PS Plus, nos níveis Extra e Deluxe.
2 de 8 Em The Escapists 2, os jogadores devem criar suas próprias estratégias para fugir das prisões mais seguras do mundo — Foto: Reprodução/SteamEm The Escapists 2, os jogadores devem criar suas próprias estratégias para fugir das prisões mais seguras do mundo — Foto: Reprodução/Steam
2. Moonlighter
Moonlighter (Digital Sun) aparece como uma boa opção para os fãs de RPG. Apesar dos gráficos simples, o título conta com animações fluidas, bem como elementos rogue-lite e mecânicas monetárias complexas. Na história, o protagonista deve se aventurar em cavernas e calabouços para buscar tesouros e lutar contra monstros — enquanto administra a sua própria loja de itens e tenta lucrar com vendas a viajantes,
O game está disponível para download nas seguintes plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, Android e computadores (Windows, MacOS e Linux), via Steam e Epic Games Store. Também faz parte dos catálogos do Xbox Game Pass e da PS Plus, nos níveis Extra e Deluxe.
3 de 8 Moonlighter é um RPG de ação carismático que envolve aventuras e gerenciamento de loja — Foto: Divulgação/Epic Games StoreMoonlighter é um RPG de ação carismático que envolve aventuras e gerenciamento de loja — Foto: Divulgação/Epic Games Store
3. Enter the Gungeon
Em Enter the Gungeon, o objetivo é invadir um labirinto chamado “Balabirinto” para matar monstros e conseguir tesouro supremo do jogo, uma arma capaz de matar o passado. O problema é que o local está repleto de armadilhas e em constante transformação, tornando cada partida de desenrola de uma maneira diferente.
O título, com elementos de roguelike, foi lançado pela Devolver Digital em 2016 e pode ser jogado em consoles PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e Google Stadia, além de computadores (Windows, MacOS e Linux), via Steam, Epic Games Store e GOG. O game também compõe o catálogo da PS Plus nos níveis Extra e Deluxe.
4 de 8 Enter the Gungeon mistura shooter com o gênero roguelike — Foto: Divulgação/Devolver DigitaEnter the Gungeon mistura shooter com o gênero roguelike — Foto: Divulgação/Devolver Digita
4. Octopath Traveler
Octopath Traveler é um RPG da Square Enix de visual retrô presente em jogos mais antigos, mesclado com estética 3D dos cenários. Ele permite ao jogador controlar até oito personagens diferentes, em histórias distintas, mas que se conectam eventualmente. Já o combate apresenta o clássico sistema baseado em turnos já visto em Chrono Trigger, Final Fantasy e outras franquias.
O título está disponível para consoles Xbox (incluindo Xbox Game Pass), Nintendo Switch, Android, iPhone (iOS) e PC (via Steam e Epic Games Store). A sequência do game tem lançamento previsto para 24 de fevereiro de 2023.
5 de 8 Octopath Traveler permite ao jogador controlar até oito personagens diferentes em combates em turnos — Foto: Reprodução/SteamOctopath Traveler permite ao jogador controlar até oito personagens diferentes em combates em turnos — Foto: Reprodução/Steam
5. Unsighted
Criado pela produtora brasileira Studio Pixel Punk, Unsighted é uma aventura sob perspectiva isométrica inspirada em nomes como The Legend of Zelda e Metroid. A gameplay se passa em um universo cyberpunk pós-apocalíptico, onde o jogador controla uma robô chamada Alma. E o dever dela é salvar sua raça — eliminada gradativamente por conta da exploração humana descontrolada de Anima, a fonte de energia das máquinas.
O título foi lançado no dia 30 de setembro de 2023 para PC (via Steam), PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S (incluindo Xbox Game Pass) e Nintendo Switch.
6 de 8 Unsighted traz muita ação sob perspectiva isométrica em um universo Cyberpunk pós-apocalíptico — Foto: Divulgação/Studio Pixel PunkUnsighted traz muita ação sob perspectiva isométrica em um universo Cyberpunk pós-apocalíptico — Foto: Divulgação/Studio Pixel Punk
6. Blasphemous
Inspirado em Dark Souls e Castlevania, Blasphemous é um jogo indie em perspectiva 2D lateral com estética gótica em 16 Bits, ideal para jogadores que gostam de dificuldade elevada. O game apresenta batalhas brutais no estilo e exploração não-linear, além de ter uma narrativa que foca em temas religiosos.
Nele, o protagonista — conhecido como “O Penitente” — deve desbravar um mundo amaldiçoado ao passo que encontra inimigos e armadilhas em um ciclo eterno de morte e renascimento. É possível jogar Blasphemous em consoles PlayStation (incluindo no PS Plus), Xbox, Nintendo Switch, Android, iPhone (iOS) e PC (via Steam e Epic Games Store).
7 de 8 Blasphemous traz combates bastante punitivos nos moldes de Dark Souls e Castlevania — Foto: Reprodução/SteamBlasphemous traz combates bastante punitivos nos moldes de Dark Souls e Castlevania — Foto: Reprodução/Steam
7. Graveyard Keeper
Graveyard Keeper é um simulador de gerenciamento de cemitérios medievais desenvolvido pela Lazy Bear Games e publicado pela tinyBuild. Nele, o jogador constrói e gerencia o próprio cemitério, enfrentando dilemas diários para cortar custos e manter o negócio funcionando. Se necessário, dá até para roubar túmulos e vender ilegalmente órgãos dos defuntos.
Feito em pixel art, o jogo está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, Android e PC (via Steam e GOG). Além disso, está incluso na PS Plus, nos níveis Extra e Deluxe.
8 de 8 Graveyard Keeper é um simulador de gerenciamento de cemitérios medievais aclamado pela crítica — Foto: Reprodução/SteamGraveyard Keeper é um simulador de gerenciamento de cemitérios medievais aclamado pela crítica — Foto: Reprodução/Steam
O que você está lendo é [7 jogos em pixel art que você precisa conferir].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments