Celulares Android terão conexão via satélite similar à do iPhone

A Qualcomm anunciou importante recurso que deve chegar em breve aos celulares Android: a conexão via satélite. A solução deve rivalizar com o SOS de Emergência presente na linha iPhone 14, lançada em setembro do ano passado. O Snapdragon Satellite foi apresentado na última semana, durante a CES 2023, principal feira de eletrônicos do mundo, que ocorreu em Las Vegas. O objetivo é fornecer comunicação global por meio de mensagens. A novidade chegará primeiro a smartphones com o processador Snapdragon 8 Gen 2, e só depois em outros chips da companhia.

Vale lembrar que o recurso de emergência via satélite do iPhone 14 já foi responsável por ajudar a salvar algumas vidas. Um exemplo foi o caso noticiado em dezembro pelo 💥️TechTudo, de um homem que foi resgatado após ficar preso na neve numa área rural do Alasca, nos Estados Unidos.

🔎 TCL RayNeo X2: aparelho AR traduz na hora, tira foto e ainda é estiloso

SOS via Satélite é um recurso já presente no iPhone 14 e variantes — Foto: Reprodução/iPhone 14 1 de 1 SOS via Satélite é um recurso já presente no iPhone 14 e variantes — Foto: Reprodução/iPhone 14

SOS via Satélite é um recurso já presente no iPhone 14 e variantes — Foto: Reprodução/iPhone 14

👉 Internet da Vivo, via rádio ou satélite - qual a melhor conexão? Veja no Fórum TechTudo

Como funciona o Snapdragon Satellite?

A tecnologia vai utilizar o modem da Qualcomm para realizar a conexão com a rede de satélites da empresa Iridium, que sobrevoam a baixa órbita terrestre e têm cobertura em todo o planeta. O diferencial é que a ferramenta dispensa o uso de internet para envio e recebimento de mensagens.

Para usar o Snapdragon Satellite, o usuário deve ir a um lugar aberto, em que dê para ver o céu. Isso porque ambientes cobertos oferecem uma barreira física que impede o tráfego livre de sinal entre o celular e os satélites.

De acordo com a Qualcomm, as mensagens de emergência no Snapdragon Satellite estarão disponíveis em smartphones da próxima geração, lançados em “regiões selecionadas” a partir do segundo semestre de 2023. A gigante dos chips também afirma que além dos smartphones, o recurso pode se expandir para outros dispositivos – como laptops, tablets e veículos.

O que você está lendo é [Celulares Android terão conexão via satélite similar à do iPhone].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...