GTX 970 vs RX 580: compare as placas de vídeo Nvidia e AMD
GeForce GTX 970 e Radeon RX 580 são placas de vídeo de Nvidia e AMD com bastante tempo no mercado e que despertam o interesse de quem anda atrás de hardware mais em conta para o PC. Entre as duas, a 580 promete mais performance e ainda é encontrada nova, enquanto a GeForce pode ser mais barata — se você quiser se arriscar e investir numa placa usada.
A seguir, levantamos as fichas técnicas das duas placas de vídeo, comparando os recursos de hardware que as duas oferecem e os níveis de performance que você pode esperar de ambas. Por fim, indicamos também os preços mais em conta no mercado na atualidade.
🔎 Como saber a memória da placa de vídeo do seu PC
1 de 5 Desde 2017 no mercado, RX 580 garante mais performance do que a GeForce — Foto: Divulgação/AMDDesde 2017 no mercado, RX 580 garante mais performance do que a GeForce — Foto: Divulgação/AMD
Especificações
Entre as duas placas, a Radeon RX 580 é a de tecnologia mais recente, tendo sido lançada no mercado em 2017. O equipamento da AMD é formado por um processador gráfico de 2.304 processadores stream, capaz de operar em velocidades de 1.257 a 1.340 MHz. Já a GeForce GTX 970 estreou em 2014, formada por GPU de 1.664 núcleos CUDA e velocidades de 1.050 a 1.178 MHz.
2 de 5 Placa da Nvidia tem a metade da memória da Radeon — Foto: Divulgação/NvidiaPlaca da Nvidia tem a metade da memória da Radeon — Foto: Divulgação/Nvidia
No que diz respeito à memória RAM, a GTX vem com 4 GB de RAM tipo GDDR5, conectada ao processador gráfico da Nvidia por meio de uma interface de 256 bits, estabelecendo uma largura de banda de 224 GB/s entre os dois componentes. Já a Radeon vem com o dobro de memória que, com 256 bits, estabelece um volume de dados trocados com o processador gráfico de 256 GB/s.
Ambas frutos de arquiteturas mais antigas de Nvidia e AMD, as duas opções carecem de hardware especializado que marca presença em linhas mais recentes das duas marcas: nenhuma das placas oferece núcleos para processamento de Ray Tracing e DLSS, por exemplo.
Desempenho
3 de 5 No geral, placa da AMD é a mais rápida entre as duas — Foto: Divulgação/EANo geral, placa da AMD é a mais rápida entre as duas — Foto: Divulgação/EA
No geral, as duas placas devem ter performance em patamar similar, mas com leve vantagem para a Radeon — embora existam títulos otimizados para a tecnologia da Nvidia que recuperam o fôlego da GeForce.
O canal fez uma bateria de testes com os dois modelos em diversos games. Em GTA 5, detectou uma pequena vantagem favorecendo a AMD. Já em Battlefield 1, a Radeon foi ainda melhor, com FPS oscilando acima de 60 FPS (com picos na casa de 80 FPS) enquanto a rival apresenta dificuldades em se estabilizar acima desse patamar.
Recursos
4 de 5 970 não tem as tecnologias de ponta disponíveis nas GeForce atuais — Foto: Divulgação/Zotac970 não tem as tecnologias de ponta disponíveis nas GeForce atuais — Foto: Divulgação/Zotac
Como estamos falando de hardware um pouco mais rodado no mercado, o consumidor não encontra nas duas placas suporte a tecnologias mais avançadas disponíveis atualmente. Além de recursos como Ray Tracing e DLSS, ambas acabam carecendo de ferramentas mais avançadas suportadas via hardware. A GTX 970, por exemplo, sequer oferece processamento para o codec HVEC de vídeo.
O que marca presença são ferramentas disponíveis nos apps de Nvidia e AMD para facilitar capturas de imagens em jogos, eventual aplicação de efeitos de processamento de imagem, entre outros. Um pouco mais recente, a placa da AMD oferece suporte ao FreeSync para combater o screen tearing em monitores compatíveis.
Consumo
5 de 5 RX 580 é mais fácil de encontrar, tem mais performance e preços competitivos — Foto: Divulgação/AsrockRX 580 é mais fácil de encontrar, tem mais performance e preços competitivos — Foto: Divulgação/Asrock
Em relação a dados de consumo, o que existe em caráter oficial são as métricas de AMD e Nvidia para o TBP, sigla em inglês para “energia total da placa”. Medido em Watts, o índice sinaliza a quantidade de energia que o acessório precisa para funcionar em 100% de suas capacidades: são 150 W na GeForce e 185 W na Radeon.
É importante ter em mente que esta informação não se traduz diretamente no valor que você paga na conta de luz. O cálculo da sua fatura — em kWh (quilowatts-hora) — considera o consumo de energia ao longo do tempo. Além disso, é praticamente impossível que você mantenha qualquer uma das duas placas operando a 100% o tempo todo.
Preço
Vai ser uma tarefa difícil encontrar as duas placas novas: a GTX 970 está há quase nove anos no mercado e isso restringe a oferta do dispositivo — que não é mais fabricado — a modelos usados e, se você der sorte, unidades que estacionaram no estoque por anos. Nas nossas buscas, encontramos anúncios da placa usada saindo de R$ 500, mas valores mais altos são comuns.
É importante tomar cuidado com anúncios de placas de vídeo mais rodadas: os preços podem ser extremamente agressivos, mas há uma série de questões relacionadas à procedência da placa, estado de conservação, suporte no pós-venda e a tendência de que as 970 sejam placas em fim de vida útil depois de anos de uso intenso em mineradoras de bitcoins e outras criptomoedas.
Embora não seja exatamente nova, a RX 580 ainda aparece em anúncios que indicam produto zerado e na caixa. Nas nossas buscas, detectamos o hardware da AMD com valores que saem de R$ 675 no momento.
AMD Radeon RX 580 vs. Nvidia GeForce GTX 970
O que você está lendo é [GTX 970 vs RX 580: compare as placas de vídeo Nvidia e AMD].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments