Apple pode limitar uso da porta USB-C do iPhone 15; entenda

A Apple deve ceder à pressão imposta pela União Europeia sobre a padronização das entradas de carregador em celulares e adotar a porta USB-C já no iPhone 15, que deve ser lançado por volta de setembro. No entanto, os rumores mais recentes sobre o futuro lançamento da gigante de Cupertino indicam que a empresa fará uma série de limitações na conexão para dificultar o uso de acessórios não certificados pela marca, mesmo que também sejam do tipo C — conector usado nos smartphones Android.

Com isso, a nova entrada do iPhone 15 continuaria limitada às velocidades do USB 2.0 usadas no conector atual Lightning. Caso a informação se confirme, isso significa que o próximo dispositivo da empresa, mesmo com uma porta mais avançada, funcionaria de modo exatamente igual ao modelo atual.

🔎 iPhone 14 Pro é 20% mais rápido que Galaxy S23 Ultra, aponta benchmark

Hoje, o iPhone usa o padrão Lightning, da própria Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo 2 de 2 Hoje, o iPhone usa o padrão Lightning, da própria Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Hoje, o iPhone usa o padrão Lightning, da própria Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Como a Apple vai limitar o USB-C no iPhone 15?

O rumor veio à tona na rede social chinesa Weibo – uma espécie de Twitter. A publicação inicial afirma que a Apple desenvolveu uma placa de circuito integrado (CI) personalizada para USB-C, mas que funciona de forma semelhante ao que se tem hoje no Lightning. Hoje, esse CI trabalha como um tipo de chip autenticador, que informa ao iPhone que aquele acessório conta com a cerificação "MFi".

O selo MFi (Made for iPhones, ou "feito para iPhones") significa que um produto é certificado pela própria Apple e apresenta compatibilidade total com iPhone, iPad e iPod. É por isso que, quando um cabo Lightning falsificado é inserido em um smartphone da Apple, é comum ver o aviso "este acessório não é compatível" na tela.

Ou seja, é possível que o iPhone 15 também exiba o mesmo aviso na tela, caso seja plugado a um acessório USB-C não certificado pela empresa. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a porta USB-C no iPhone 15 e no iPhone 15 Plus permanecerá limitada às velocidades USB 2.0. Enquanto isso, apenas os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max (os mais caros) terão velocidades de carregamento superiores.

Por que a Apple limitaria o USB-C no iPhone 15?

Muitas hipóteses foram levantadas sobre os interesses da Apple em limitar uma porta de carregamento universal. Uma delas seria de que, assim, a empresa continuaria a incentivar o cliente a adquirir cabos e acessórios certificados pela marca, evitando o consumo de periféricos que ofereçam potencial risco ao usuário. Com isso, a marca ainda receberia a comissão sobre acessórios certificados pela MFi — já que fabricantes precisam pagar à gigante de Cupertino pelo selo de autenticidade.

Vale lembrar que a Apple já utiliza a porta USB-C em uma série de produtos, incluindo iPad Pro e iPad Air. No entanto, não existe nenhum tipo de limitação gerada por interface de circuito integrado como essa exposta pelo rumor.

O que você está lendo é [Apple pode limitar uso da porta USB-C do iPhone 15; entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...