Valores a receber: tudo que você precisa saber sobre dinheiro esquecido

O Sistema Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central do Brasil (BC) que permite ao cidadão consultar se ele, sua empresa ou alguma pessoa falecida tem dinheiro esquecido em bancos ou instituições financeiras. Na última terça-feira (28), o BC reabriu as consultas ao sistema digital, suspensas desde abril de 2022, por meio do site "valoresareceber.bcb.gov.br/publico". Na página, cidadãos precisam apenas informar CPF e data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura da empresa, para descobrirem se têm direito ao resgate.

🔎 Banco Central: como consultar valores a receber esquecidos em bancos

Por enquanto, o SVR informa apenas se há ou não valores a receber, mas não informa a quantia. Esta informação poderá ser descoberta a partir das 10h da próxima terça-feira (7), no mesmo site. Também é nesta data que começam os saques. Ao todo, serão distribuídos R$ 6 bilhões entre 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. Para esclarecer as dúvidas mais comuns dos brasileiros, o 💥️TechTudo reuniu seis perguntas e respostas sobre o dinheiro esquecido em bancos. A seguir, saiba tudo sobre a consulta e o saque dos valores a receber e veja dicas para não cair em golpes.

Valores a receber: tudo que você precisa saber sobre dinheiro esquecido — Foto: Reprodução/Freepik 1 de 3 Valores a receber: tudo que você precisa saber sobre dinheiro esquecido — Foto: Reprodução/Freepik

Valores a receber: tudo que você precisa saber sobre dinheiro esquecido — Foto: Reprodução/Freepik

📝 Tenho dinheiro esquecido a resgatar, mas minha conta Gov.br foi hackeada. A quem devo reclamar? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Qual o site para consultar se tenho valores a receber?

O único site para consulta e solicitação de devolução dos valores é o valoresareceber.bcb.gov.br. Quaisquer outros endereços, por mais que apresentem interface parecida com a página do Banco Central, não são oficiais e podem ser armadilhas de cibercriminosos para roubar seus dados.

2. Quais são os tipos de valores a receber?

Os valores a receber de bancos e instituições financeiras são referentes a:

    2 de 3 Consulta de dinheiro esquecido em bancos é realizada rapidamente pelo Banco Central — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

    Consulta de dinheiro esquecido em bancos é realizada rapidamente pelo Banco Central — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

    4. Quando começam os saques do dinheiro esquecido?

    A partir de 7 de março será possível ver o valor que você tem a receber e solicitar o resgate. Ao todo, são R$ 6 bilhões a serem distribuídos entre 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

    5. O que mudou no Sistema Valores a Receber?

    O SVR recebeu algumas novidades. A principal delas é que, diferente do ano passado, não haverá mais agendamento de acessos por data de nascimento ou data de abertura de empresa. Agora, o sistema conta com uma sala de espera virtual para atendimento em casos de acessos acima da capacidade da plataforma. Além disso, agora é possível consultar recursos de pessoa falecida por herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.

    6. Como me proteger de golpes envolvendo o dinheiro esquecido em bancos?

    O primeiro passo para não cair em golpes é se certificar de que realmente está no site oficial do Sistema Valores a Receber. Preste atenção especial ao domínio da página: criminosos podem criar sites com interface parecida com a do site do Banco Central e fazer pequenas modificações na URL ("valorareceber.com.br" em vez de "valoresareceber.bcb.gov.br", por exemplo) para fisgar vítimas desatentas.

    Golpistas podem usar dinheiro esquecido como gancho para aplicar golpes — Foto: Getty Images 3 de 3 Golpistas podem usar dinheiro esquecido como gancho para aplicar golpes — Foto: Getty Images

    Golpistas podem usar dinheiro esquecido como gancho para aplicar golpes — Foto: Getty Images

    Além disso, lembre-se de que:

      O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar você, e ela nunca vai pedir sua senha;Você não deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.As instituições que devem os valores não exigem pagamentos de tarifas para devolução do dinheiro. Por isso, nunca faça transferências para receber as quantias.

      Com informações de

      Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online

      O que você está lendo é [Valores a receber: tudo que você precisa saber sobre dinheiro esquecido].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...