‘Precisa esfriar’: o que fazer se o iPhone travar na tela de Temperatura
Diversos usuários do celular da Apple já se depararam com o aviso de que “o iPhone precisa esfriar para que você possa usá-lo”. O alerta é um mecanismo de segurança da empresa que limita o funcionamento do smartphone por um período, quando a temperatura está alta demais. A situação pode ficar mais frequente nos dias de verão, em que as temperaturas estão lá em cima. O recado pode ser assustador, mas existem maneiras de fazê-lo voltar ao normal rapidamente.
De acordo com a Apple, o iPhone foi projetado para funcionar entre 0°C e 35°C. Esse limite de temperatura pode ser facilmente superado com uso intenso do aparelho combinado com as condições do ambiente. Com isso, o usuário pode perceber um comportamento anormal do dispositivo –que pode incluir lentidão no uso de aplicativos e até aumento no tempo de carregamento. Nas linhas a seguir, confira o que fazer nessas situações.
🔎 Testamos: como foi usar a conexão via satélite do iPhone 14 pela primeira vez
2 de 4 iPhone 14 em mãos no dia do lançamento — Foto: Thássius Veloso/TechTudoiPhone 14 em mãos no dia do lançamento — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
👉 Como ativar 5G no iPhone? Veja no Fórum TechTudo
O que leva o iPhone ao superaquecimento?
Várias condições podem elevar a temperatura do dispositivo. A Apple recomenda que o iPhone fique em ambientes cuja temperatura esteja entre -20 °C e 45 °C. Isso significa que deixar o celular no carro em dias quentes pode provocar superaquecimento. O painel de um veículo estacionado ao sol num dia de verão pode chegar facilmente aos 70 °C em cerca de uma hora – valor bem superior ao recomendado pela fabricante. Também não convém deixar o iPhone por longos períodos sob luz solar direta.
Além disso, fazer uso de jogos muito pesados no iPhone em dias mais quentes também pode aquecê-lo a ponto de que o sistema limite o uso normal. A Apple informa ainda que utilizar recursos em condições de calor por longos períodos, “como navegação ou rastreamento de GPS em um carro ou apps de realidade aumentada” também podem fazer o dispositivo aquecer demais.
Outras razões que explicam o iPhone quente demais são:
- 3 de 4
Saúde reduzida da bateria pode potencializar superaquecimento do iPhone — Foto: Danilo Paulo/TechTudo
Saúde reduzida da bateria pode potencializar superaquecimento do iPhone — Foto: Danilo Paulo/TechTudo
Uma bateria de iPhone saudável deve indicar capacidade máxima acima de 80%. Se o seu dispositivo apresenta valores inferiores, é recomendado realizar a substituição da bateria. O 💥️TechTudo preparou um guia que mostra como encontrar endereços e telefones da assistência técnica da Apple mais próxima da sua região.
O preço cobrado pela Apple para a substituição da bateria de um iPhone começa em R$ 544 para iPhones mais antigos e pode chegar a R$ 739 na linha iPhone 14, a mais recente da empresa. A troca do componente por um novo pode fazer ainda com que o celular trave menos, já que a temperatura média do produto deve ser reduzida.
Como destravar o iPhone que está com aviso de temperatura?
Em situações como essa, alguns usuários de iPhones resistentes à água podem cogitar a possibilidade de resfriar o aparelho colocando-o na água gelada ou, até mesmo, dentro da geladeira. No entanto, essa prática é prejudicial ao aparelho. Não se deve forçar o resfriamento do celular dessa forma, pois a queda brusca de temperatura pode fazer com que o ar quente interno seja condensado. Isso pode causar danos permanentes ao telefone.
Para resfriar o iPhone, o usuário deve tirar o aparelho da capinha de proteção e deixá-lo desligado. É importante ainda que o celular seja desconectado da tomada e levado para um ambiente fresco e arejado, longe da luz direta do sol. Dez minutos costumam ser suficientes para que a temperatura seja normalizada e o iPhone seja desbloqueado para uso convencional.
O smartphone da empresa não dispõe de nenhum componente semelhante a um cooler para reduzir a temperatura. Em vez disso, a própria estrutura metálica é responsável por dissipar o calor interno dos componentes principais.
“Carregamento em espera” no iPhone quente: o que fazer?
4 de 4 Aviso de “carregamento em espera” em iPhone quente — Foto: Danilo Paulo/TechTudoAviso de “carregamento em espera” em iPhone quente — Foto: Danilo Paulo/TechTudo
É possível que a temperatura do iPhone fique elevada durante o processo de carregamento. Com o iOS 16, a recarga é pausada quando o smartphone fica muito quente ou muito frio. Trata-se de um mecanismo de segurança que tem o objetivo de proteger a bateria e evitar danos aos componentes internos. O aviso que aparece em forma de card de notificação na tela é o seguinte: “Carregamento em Espera. O carregamento será retomado quando o iPhone retornar à temperatura normal”.
Caso esteja utilizando o iPhone, é ideal que mantenha o aparelho em repouso com a tela apagada até que o carregamento seja concluído. Agora, se o usuário notar aumento de temperatura combinado com lentidão na interface e travamento em apps, é recomendado que o celular seja removido do cabo e mantido em repouso para esfriar mais rápido. Quando a temperatura for estabilizada, poderá recarregá-lo novamente.
“Restauração em pausa” no iPhone quente: o que fazer?
Engana-se quem acha que o superaquecimento só afeta celulares que já tem certo tempo de uso nas costas. Mesmo o iPhone que acabou de sair da caixa pode apresentar o famoso aviso de temperatura elevada. Isso porque o usuário precisa realizar uma série de configurações quando compra um celular novo da Apple. Um desses procedimentos é a restauração do iCloud. O processo pode demorar horas e demanda bastante desempenho do dispositivo.
Se a temperatura aumentar muito, o dono do iPhone pode se deparar com a seguinte mensagem: "Restauração em Pausa. A restauração do iCloud será retomada quando este dispositivo esfriar”. De acordo com a Apple, essa interrupção ajuda a manter o dispositivo numa “temperatura de operação aceitável”.
🎥 Confira o lançamento do iPhone 14 no vídeo abaixo
Confira o lançamento do iPhone 14
1 de 13Steve Jobs na apresentação do primeiro iPhone, em 2007 2 de 13
iPhone 3G foi lançado no ano seguinte com internet móvel mais veloz ✅Pular X de 13
Publicidade 3 de 13
O iPhone 4 é lembrado até hoje por causa do design arrojado para a época; smartphone foi lançado em 2010 4 de 13
iPhone 5S, de 2013, com biometria por impressão digital ✅Pular X de 13
Publicidade 5 de 13
iPhone 5C com tela de 4 polegadas; celular chegou ao mercado em 2013 com múltiplas cores e apelo do custo-benefício 6 de 13
iPhone 7 foi anunciado em setembro de 2016 ✅Pular X de 13
Publicidade 7 de 13
Lançamento de 2017, o iPhone X estreou o notch na área superior da tela, onde ficam sensores e câmeras 8 de 13
iPhone 8, também de 2017, tira fotos de 12 megapixels ✅Pular X de 13
Publicidade 9 de 13
Detalhe da câmera do iPhone X 10 de 13
Já com visual mais moderno, iPhone XR teve melhorias importantes na bateria; modelo foi lançado em 2008 ✅Pular X de 13
Publicidade 11 de 13
Exposição do iPhone 11 na sede da Apple, em 2023 12 de 13
iPhone 13: tela com brilho 28% maior do que a geração anterior; celular foi anunciado em 2023 ✅Pular X de 13
Publicidade 13 de 13
iPhone 13 Pro Max, de 2023, mantém a icônica marca da maçã na traseira Celular da Apple foi anunciado em 2007. De lá para cá, muita coisa mudou. Confira os principais momentos do aparelho.
O que você está lendo é [‘Precisa esfriar’: o que fazer se o iPhone travar na tela de Temperatura].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments