Exposição goiana vence prêmio considerado ‘Oscar’ dos quadrinhos
A exposição goiana ‘Shimamoto: Mestre do Quadrinho Brasileiro’, do reconhecido artista Júlio Shimamoto, conquistou o prestigioso prêmio de Melhores de 2022 na 35ª edição do Troféu HQMIX. Esta exibição, realizada por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), com apoio do Governo de Goiás e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ocupou a Vila Cultural Cora Coralina, em uma demonstração cultural para os visitantes entre setembro e novembro de 2022.
Um dos pontos altos da Feira Gibirama, Shimamoto teve a mostra como um destaque de uma ampla coleção de desenhos originais de sua própria coleção. A curadoria meticulosa ficou a cargo de Márcia Deretti e Márcio Jr., este último parceiro de Shimamoto na aclamada HQ ‘Cidade de Sangue’ (MMarte Produções, 2018).
Márcio Jr., ressalta a relevância da exposição e seu impacto cultural no país. “O quadrinho ainda não tem grande força na cultura, mas está em crescente desenvolvimento. É muito legal ver que esta exposição, que ocorreu na Vila Cultural Cora Coralina e teve o apoio do FAC, ganhou um prêmio tão importante. Isso impacta o setor cultural goiano, pois atinge proporções que chega a prêmios nacionais. Ressalto a importância do FAC, pois sem este apoio nada disso aconteceria”, diz.
Shimamoto, conhecido como Shima no meio profissional, é considerado um dos maiores quadrinistas brasileiros pela maior parte da crítica especializada. Com seus 84 anos, acumula uma carreira de 64 anos dedicados ao segmento. Sua trajetória é pontuada por inúmeros prêmios, tanto na publicidade quanto nos quadrinhos, tendo desenvolvido storyboards para anúncios de televisão e cinema.
O Troféu HQMIX, criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, é uma honraria que visa reconhecer e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e artes gráficas em todo o Brasil. É considerado como o ‘Oscar’ das premiações no setor no país.
A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as diversas categorias que compõem a premiação. O intuito do troféu é não apenas reconhecer, mas também valorizar e destacar a produção artística no âmbito das artes gráficas no Brasil. O design do troféu varia a cada edição, sempre homenageando algum personagem icônico dos quadrinhos brasileiros. A premiação representa um reconhecimento aos artistas e profissionais do segmento, enaltecendo sua criatividade e talento no cenário nacional. A cerimônia de entrega dos prêmios deste ano está agendada para o dia 6 de dezembro.
O que você está lendo é [Exposição goiana vence prêmio considerado ‘Oscar’ dos quadrinhos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments