Feira e-cêntrica integra a programação comemorativa de 90 anos de Goiânia
Integrando a programação comemorativa dos 90 anos de Goiânia, noventa e três expositores e expositoras de cinco estados e do Distrito Federal compõem a feira e-cêntrica de publicações independentes, neste sábado (21) e domingo (22), na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia.
Realizado pela Negalilu editora, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, a quinta edição do evento programa atividades formativas gratuitas, simpósio, performance, sarau e exposição de arte. A feira e-cêntrica reúne editoras, selos literários, coletivos criativos e artistas gráficos de todo o Brasil, que trabalham com alta qualidade criativa.
Com curadoria da escritora e editora Larissa Mundim, a e-cêntrica integra o calendário nacional de feiras de publicações independentes. “Além da exposição e comercialização de livros, zines e artes gráficas, a feira programa ações de formação para toda a cadeia produtiva do livro e debate o mercado editorial como espaço de dissidência”, afirma a curadora.
Para isso, nesta edição, a e-cêntrica conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e com o Governo de Goiás, por meio da Secult, gestora de dois espaços públicos ocupados pela programação do evento: Centro Cultural Octo Marques e a Vila Cultural Cora Coralina. A Goiânia Clandestina também é parceira e amplia o ambiente de debate, durante a feira, realizando o ‘Simpósio Epistemologias Afrodiaspóricas Goiânia Clandestina’.
💥️Programação
Acontecem quatro oficinas dedicadas a pessoas interessadas em poesia, literatura infantil, artes gráficas e artes visuais, neste sábado (21). Às 9h inicia duas atividades, a ‘Oficina de poesia e performance’, com Arthur Moura Campo, começa às 9h, na Sala de Mídias João Bênnio, e segue no mesmo horário no domingo, e a‘Oficina de carimbo’, com Marceli Mengarda, no Lab 1. Às 11h, acontece a ‘Exposição/Comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas, no dia seguinte a programação continua a mesma.
No domingo às 14h, a ‘Oficina Elementos fundamentais para a escrita do livro infantil’, é ministrada por Andrea Kluge, na Sala de Mídias João Bênnio. A penúltima performance ‘Maria Grampinho’, por Laura Anastácia, às 16h30.
Em parceria com a Negalilu, a Goiânia Clandestina realiza às 14h, o ‘Simpósio Epistemologias Afrodiaspóricas Goiânia Clandestina’, na Sala de mídias João Bênnio. Com o intuito de valorizar e reconhecer a importância dos saberes tradicionais e ancestrais, o encontro reúne pesquisadores, mestres e representantes das culturas de baile e de rima.
Outro destaque do evento é a realização da trigésima primeira edição do Sarau das Minas GO, coordenado por Carol Schmid. A abertura do sarau será no domingo, às 17h, e terá a participação especial da artista e bonequeira Laura Anastácia (Cidade de Goiás), com a performance ‘Maria Grampinho’.
💥️Simpósio
Durante a feira e-cêntrica, o simpósio cria ambiência para compartilhamento de experiências sobre a forma como esse conhecimento é construído, transmitido e aplicado na sociedade contemporânea. O simpósio terá o publicador Mazinho Souza, idealizador do encontro, como mediador. Os debatedores e as debatedoras convidadas são Mestre Guaraná, Zanza Gomes, Pietra Pedrosa e Muralha Separatista.
As editoras Borogodó (SP), Experimentos Impressos (RS), Lote 42 (SP) e artistas como Nestor Jr. (SC) e LTG (DF) estão entre os expositores veteranos, embora seja significativo o número de expositores estreantes como Editora Luas (MG), Poupée Rouge Publicações (SP), Costurados (SP), Carolina Nogueira (DF) e o Ateliê de Livros Malcriados (MG). Os trabalhos editoriais e artísticos de Goiás representam 50% da mostra, com MMarte Produções, Martelo casa editorial, Negalilu, Mondru, Marcelo Peralta, Wes Gama, Coletivo Renka, entre outros.
O que você está lendo é [Feira e-cêntrica integra a programação comemorativa de 90 anos de Goiânia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments