Gabriela Duarte conta que ser mãe mudou sua visão sobre 'Por Amor': 'Eu olho pra minha filha e falo: &am

Gabriela Duarte celebra a chegada de 'Por Amor' ao Globoplay e fala sobre as comparações com sua filha, Manuela — Foto: Globo / Reprodução/Instagram 1 de 2 Gabriela Duarte celebra a chegada de 'Por Amor' ao Globoplay e fala sobre as comparações com sua filha, Manuela — Foto: Globo / Reprodução/Instagram

Gabriela Duarte celebra a chegada de 'Por Amor' ao Globoplay e fala sobre as comparações com sua filha, Manuela — Foto: Globo / Reprodução/Instagram

💥️DISPONÍVEL TAMBÉM NO SEU TOCADOR DE PODCAST PREFERIDO! 👇

💥️Ouça no Spotify💥️ • 💥️Ouça no Deezer💥️ • 💥️Ouça no Apple Podcasts💥️ • 💥️Ouça no Google Podcasts💥️ • 💥️Ouça no Castbox💥️ • 💥️Ouça na Amazon Music

Ela marcou época como a complexa 💥️Eduarda, personagem-chave de "💥️Por Amor" (1997). Agora, 25 anos depois, 💥️Gabriela Duarte revisita o trabalho com um novo olhar: "Muitos anos se passaram, eu me tornei mãe... hoje eu costumo dizer que entendo muito a Eduarda por ser mãe de uma menina de 15 anos", conta a atriz no novo episódio do 💥️podcast Papo de Novela, que celebra a chegada do clássico ao 💥️Globoplay💥e já está disponível em todas as plataformas de áudio.

Aos 23 anos, Gabriela vivia um desafio e tanto naquela época: era sua primeira novela em horário nobre, em um dos papéis centrais da trama, na qual interpretava a filha da protagonista, 💥️Helena, papel de ninguém menos que sua própria mãe, 💥️Regina Duarte. E como se não bastasse, 💥️Eduarda ainda enfrentou a rejeição inicial do público, sendo considerada mimada, insegura, egocêntrica, etc. Até um site intitulado "Eu odeio a Eduarda" foi colocado no ar. "A Eduarda foi precursora de muitas coisas, e o cancelamento é um deles", analisa a artista.

Décadas depois, a relação do público com a personagem mudou, e a empatia entrou em jogo. Além de viver um relacionamento tóxico com 💥️Marcelo (💥️Fábio Assunção), Eduarda ainda teve uma criação superprotetora de 💥️Helena, que a fez criar o irmão acreditando ser seu filho. Na última exibição da trama na TV aberta, em 2023, a audiência demonstrou sentir compaixão pela personagem: "As mulheres estão unidas, estão entendendo quando a outra sente a dor, e é aí que muda muito", explica Gabriela.

No podcast, Gabriela Duarte abre o baú de memórias e compartilha as lembranças deste trabalho, considerado um dos mais marcantes de sua carreira. A partir dos temas debatidos na trama de 💥️Manoel Carlos, a atriz também reflete sobre maternidade e a criação dos filhos - 💥️Manuela, de 15 anos, e 💥️Frederico, de 10. 💥Ouça tudo aqui!💥️ 👇

"Mudou muito minha visão sobre a Eduarda, muitos anos se passaram, eu me tornei mãe... hoje eu costumo dizer que entendo muito a Eduarda por ser mãe de uma menina de 15 anos. Tem muitas coisas na Eduarda que hoje eu olho pra minha filha e falo: 'Ela é a Eduarda!'. É uma coisa hedonista, que acha que tudo tem que ser bom sempre, o prazer tem que dominar a vida, a vida não tem coisas ruins. (...) Eu entendo a Eduarda desde o primeiro minuto porque eu precisava ser aquela pessoa, entender profundamente aquela pessoa. Óbvio que hoje eu entendo muito mais em função da minha filha, mas também consigo ter a compaixão e compreensão do que ela estava vivendo efetivamente."

💥️Relembre a repercussão da personagem 👇

"Eu fui lidando. Também tive a sorte de, na sequência de '💥️Por Amor', já começar a gravar '💥️Chiquinha Gonzaga', então me ocupei muito com essa nova vida que eu tinha que entender em uma pesquisa gigante, de muito aprendizado e responsabilidade. Isso me ajudou muito a mudar o foco. Mas eu sempre fiz muita terapia, desde pequena. Eu nunca deixei de fazer terapia, e isso me ajuda muito. Eu fui entendendo e me conhecendo. O mais importante é o autoconhecimento. Eu fui muito na minha própria intuição, na minha paixão pela profissão."

Gabriela Duarte conta como lidou com as críticas à sua personagem na época de "Por Amor" — Foto: Reprodução/Instagram 2 de 2 Gabriela Duarte conta como lidou com as críticas à sua personagem na época de "Por Amor" — Foto: Reprodução/Instagram

Gabriela Duarte conta como lidou com as críticas à sua personagem na época de "Por Amor" — Foto: Reprodução/Instagram

"Já estou acostumada. Não me assusta muito porque eu não vejo na Manuela o que eu já tinha muito antes da idade dela: meu interesse pela profissão começou quando eu era criança, com 7 anos. Eu me lembro perfeitamente que eu já queria, já me interessava muito. Eu não vejo a Manuela com este interesse, não a vejo querendo ser atriz. Eu sinceramente acho que ela vai seguir outra coisa. Então ali, entre nós duas, acho que tem só uma coisa da genética mesmo, que é implacável, não tem o que fazer. Aconteceu comigo e minha mãe e está acontecendo comigo e com a Manuela, porém com essa questão de ela não ser tão ligada à exposição que a profissão gera."

"Temos histórias diferentes, somos seres humanos diferentes. Eu quero criar meus filhos de uma forma diferente do que eu sou, eu não quero que meus filhos sejam iguais a mim. Isso sempre norteou muito a minha vida. Eu nunca confundi quem é ela com quem eu sou. Cada um com seu CPF (risos)."

Na íntegra do podcast, a atriz também elege 3 motivos para ninguém perder "💥️Por Amor" e fala sobre seu futuro profissional.

O que você está lendo é [Gabriela Duarte conta que ser mãe mudou sua visão sobre 'Por Amor': 'Eu olho pra minha filha e falo: &am].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...