Montanha dos Sete Abutres tem exibição gratuita no ciclo Folha Faap

Com exibição gratuita nesta quarta-feira (28) no ciclo Folha Faap, "Montanha dos Sete Abutres" é um dos principais filmes de Billy Wilder, um dos diretores mais consagrados de Hollywood.

Lançada em 1951, a produção apresenta a história de Chuck Tatum, um repórter inescrupuloso interpretado por Kirk Douglas que, depois de um período malsucedido em diversas redações em Nova York, vai trabalhar em um pequeno jornal em Albuquerque.

É nesta cidade no Novo México que Tatum vê a chance de reerguer sua carreira ao explorar o caso de um homem preso em uma caverna. Com sagacidade, o jornalista manipula a situação, prolongando o resgate para maximizar a cobertura midiática. Monta um enorme circo, atraindo a imprensa de todo o país.

A partir desse mote, Wilder questiona a ética jornalística —sempre com os diálogos afiados, uma das marcas de seus filmes, como "O Crepúsculo dos Deuses", de 1950, e "Se meu Apartamento Falasse", de 1960.

Wilder, que morreu em 2002, é o único cineasta com duas produções no ciclo Folha Faap - o Jornalismo no Cinema. Além de "Montanha dos Sete Abutres", faz parte da programação "A Primeira Página", filme de 1974 que será exibido no dia 11 de setembro.

Receba no seu email um guia com a programação cultural da capital paulista

Essa mostra é uma homenagem a Otavio Frias Filho, que dirigiu a Redação da 💥️Folha por mais de três décadas e morreu há seis anos, em 21 de agosto de 2018. Uma lista de grandes filmes sobre jornalismo feita por Otavio serviu como base para a seleção do ciclo Folha Faap.

Ao longo da mostra, com exibições gratuitas às quartas, às 19h, no novo Cine Faap, sempre haverá um debate após a projeção, com participação de jornalistas e professores.

O que você está lendo é [Montanha dos Sete Abutres tem exibição gratuita no ciclo Folha Faap].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...