Alerta vermelho por calor e baixa umidade atinge 9 estados

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) expandiu alerta vermelho para baixa umidade e onda de calor em nove estados do país. A situação é mais preocupante na região central, principalmente em Mato Grosso.

Na escala do órgão, o alerta vermelho para onda de calor representa risco à saúde, com temperatura 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias. O aviso é válido desta quarta-feira (21) até a sexta (23).

O mapa da onda de calor alcança Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, no Centro-Oeste, Rondônia, no Norte, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, no Sudeste, e Paraná e Santa Catarina, no Sul.

Em Mato Grosso, Cuiabá tem batido recordes seguidos de temperatura máxima nos últimos dias. Entre quarta (21) e quinta (22), a capital tem mínima de 28°C e máxima de 41°C. Na sexta (23), temperatura pode chegar a 42°C.

O ciclo de calor diminui de forma branda no sábado (máxima de 38°C) e deve encerrar no domingo (25), com previsão de mínima de 16°C e máxima de 26°C.

Cuiabá também passa por período de baixa umidade. Entre quarta e sexta a umidade relativa na cidade varia entre 10% e 30%, nível considerado como muito baixo e de grande perigo, segundo escala de severidade do Inmet. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade ideal para a saúde humana é entre 50% e 60%.

O que você está lendo é [Alerta vermelho por calor e baixa umidade atinge 9 estados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...