Três maiores montanhas do Sistema Solar deixam Evereste ‘tão pequenino’: conheça os ‘monstros&

Desde que Edmund Hillary e Tenzing Norgay conquistaram o Monte Evereste pela primeira vez em 1953, a montanha tem sido o maior desafio para qualquer alpinista. Mas, conforme a perspetiva de a humanidade se espalhar por todo o sistema solar se tornar mais real, os montanhistas do futuro poderão enfrentar um desafio ainda mais assustador.

Nas montanhas mais altas do sistema solar, contam-se picos que superam largamente os pontos mais altos da Terra: o pico mais alto do sistema solar pode ser encontrado no asteroide Vesta – uma rocha espacial tão grande que representa 9% da massa de todos os asteroides conhecidos.

Com 22.500 metros, a montanha Rheasilvia de Vesta tem quase três vezes a altura do Evereste e é formada por uma cratera de impacto que cobre 90% de todo o asteroide.

Em segundo lugar, está o Olympus Mons em Marte, o vulcão mais alto do sistema solar, a 21.945 metros acima do Datum Global de Marte & o equivalente ao nível do mar. Não só o Olympus Mons é excecionalmente alto, como este ‘vulcão-escudo’ é também excecionalmente largo e está espalhado por uma área do mesmo tamanho de França. No entanto, felizmente para qualquer futuro explorador marciano, o vulcão parece ter estado adormecido durante pelo menos os últimos 25 milhões de anos.

Por último, o Ascraeus Mons, o segundo vulcão mais alto do planeta, cujo flanco marcado por fissuras e buracos foi fotografado pela Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA). Medindo imponentes 18 km de altura, o seu declive é suave, com uma inclinação média de apenas 7 graus. Este lento ascenso reflete-se na enorme base do vulcão, com um diâmetro de 480 km, equivalente aproximadamente ao tamanho da Roménia.

Ascraeus Mons Rheasilvia (Vesta) Olympus Mons Anterior 1 De 3 Seguinte

💥️O que sabemos sobre o pico mais alto de Marte?

Elevando-se 21.945 metros acima do Mars Global Datum, o Olympus Mons é a maior montanha de Marte. Foi descoberto pela primeira vez em 1971 pela sonda Mariner 9 da NASA e recebeu o seu nome do lar mitológico dos deuses gregos. Embora seja apenas a segunda maior montanha do sistema solar, o pico reivindica o prémio de ser o maior vulcão. A montanha faz parte de uma cadeia de picos chamada Tharsis Rise, localizada junto ao equador do planeta.

Ao contrário dos vulcões da Terra, o Olympus Mons não é formado pelo movimento de placas tectónicas, mas, em vez disso, está sobre um ponto quente, o que permitiu que o vulcão se desenvolvesse ao longo de milhões de anos de atividade, permitindo-lhe crescer até proporções colossais, cobrindo eventualmente uma área do tamanho de França.

Recentemente, os cientistas fizeram a surpreendente descoberta de que se forma no topo da montanha. Todos os dias, uma camada de gelo da espessura de um cabelo humano deposita-se sobre o pico, depositando água suficiente para encher 60 piscinas olímpicas.

Ler Mais
O que você está lendo é [Três maiores montanhas do Sistema Solar deixam Evereste ‘tão pequenino’: conheça os ‘monstros&].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...