Convite da Embaixada de Israel para espetáculo no shabat gera indignação entre judeus
Convites enviados pela Embaixada de Israel para um espetáculo de dança em Brasília geraram indignação entre membros da comunidade judaica. A apresentação será realizada às 20h do dia 23 deste mês, uma sexta-feira —ou seja, após o início do shabat, período sagrado de descanso no judaísmo.
As entradas cedidas se destinam à apresentação única da coreografia "First Things", assinada pelo israelense Michael Getman. Ela integra a 22ª edição do festival Dança em Trânsito, que será levado ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) da capital federal.
Pessoas e lideranças da comunidade judaica se mostraram indignadas com o fato de a embaixada não ter considerado o período do shabat ao disparar os convites. Em relatos feitos à coluna, classificaram a iniciativa como inaceitável e absurda.
Procurada, a chancelaria afirma que não se trata de um evento seu, mas, sim, de uma iniciativa independente, e que apoiou os organizadores pela relação dos trabalhos com o seu país.
"A Embaixada de Israel no Brasil trabalha para conectar os mundos culturais israelense e brasileiro. Os artistas foram convidados pelos organizadores do festival Dança em Trânsito, e a embaixada ajudou a viabilizar a visita", afirma, em nota.
"A apresentação do dia 23 faz parte deste festival, não é uma iniciativa da embaixada. Acreditamos que o público brasileiro deveria ter a oportunidade de assistir à apresentação, mesmo que não seja uma iniciativa nossa", completa.
CONTRACAPA
O que você está lendo é [Convite da Embaixada de Israel para espetáculo no shabat gera indignação entre judeus].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments