Adultos mais velhos não se beneficiam do consumo moderado de álcool, aponta grande estudo
Mesmo o consumo leve de álcool foi associado a um aumento nas mortes por câncer entre adultos mais velhos na Grã-Bretanha, relatam pesquisadores em um grande estudo publicado na segunda-feira (12). Mas o risco foi acentuado principalmente naqueles que tinham problemas de saúde existentes ou que viviam em áreas de baixa renda.
O estudo, que acompanhou 135.103 adultos com 60 anos ou mais por 12 anos, também desmente a crença de longa data de que o consumo leve ou moderado de álcool é bom para o coração.
Os pesquisadores não encontraram redução nas mortes por doenças cardíacas entre os bebedores de quantidades leves ou moderadas, independentemente da saúde ou status socioeconômico, quando comparados com bebedores ocasionais.
O estudo definiu consumo leve como uma ingestão média de álcool de até 20 gramas por dia para homens e até 10 gramas diários para mulheres. (Nos Estados Unidos, uma bebida padrão contém 14 gramas de álcool.)
"Não encontramos evidências de uma associação benéfica entre o consumo baixo de álcool e a mortalidade", diz Rosario Ortolá, professora assistente de medicina preventiva e saúde pública na Universidad Autónoma de Madrid e autora principal do artigo, que foi publicado na JAMA Network Open.
Por outro lado, ela acrescenta, o álcool provavelmente aumenta o risco de câncer "desde a primeira gota".
As descobertas se somam a um crescente corpo de evidências que está mudando o paradigma na pesquisa sobre álcool. Cientistas estão recorrendo a novas metodologias para analisar os riscos e benefícios do consumo de álcool na tentativa de corrigir o que alguns acreditam ser falhas graves em pesquisas anteriores, que pareciam mostrar benefícios do consumo.
O que você está lendo é [Adultos mais velhos não se beneficiam do consumo moderado de álcool, aponta grande estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments