Alta de juros está na mesa do Banco Central, diz Galípolo

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda (12) que a possibilidade de aumento de juros, prevista na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), está na mesa, a despeito de algumas interpretações do mercado.

Em meio a um momento de incertezas e volatilidade nos mercados, agentes financeiros haviam entendido que o comunicado divulgado no dia da reunião (em 31 de julho) não havia sido tão claro quanto à possibilidade de os juros subirem.

Na ata, porém, o BC subiu o tom e disse que não hesitaria em mexer no patamar da Selic para manter a inflação sob controle.

"Talvez em algum momento, quando se colocou o cenário alternativo (...), foi lido como retirar da mesa a possibilidade de alta. E isso não é a realidade do diagnóstico do Copom. A alta está na mesa, sim, do Copom", afirmou durante o Warren Day, evento com investidores em São Paulo.

Na reunião do dia 31 de julho, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa em 10,5% ao ano.

Nesta segunda-feira, o dólar fechou em queda de 0,28% aos R$ 5,498, em parte por causa das declarações do diretor do BC. O mercado já havia reagido, na sexta, a afirmações feitas por Galípolo, quando ele disse considerar que o cenário atual era desconfortável para meta de inflação de 3% e que a ata do Copom era clara quanto à unanimidade, entre os diretores, da disposição por uma elevação na taxa Selic se necessário.

Analistas consultados pelo BC (Banco Central) elevaram, pela quarta semana consecutiva, a expectativa para a alta do IPCA ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ao final deste ano. Economistas consultados para o boletim Focus agora veem o IPCA fechando 2024 em alta de 4,20%, ante 4,12% na semana anterior, em avaliação que vem na esteira da divulgação de números acima do esperado para o índice em julho.

Gabriel Galípolo é visto como o próximo presidente do Banco Central, em substituição a Roberto Campos Neto, e tem sido lido como uma espécie coordenador das expectativas de inflação.

No Senado, a antecipação sua indicação para setembro e a votação de seu nome são tidos como certas, segundo disse à 💥️Folha o presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

A CAE é a comissão responsável por fazer a sabatina e votar a indicação do presidente Lula. Em seguida, o plenário da Casa faz uma nova votação para confirmar a indicação.

Nesta segunda, Galípolo disse que a volatilidade no mercado de câmbio no Brasil e no mundo estão acima do usual devido ao ambiente de incertezas elevadas.

Apesar da vigilância do BC sobre a questão cambial, o diretor de Política Monetária voltou a dizer que considera errado estabelecer uma relação direta entre o patamar do real ante o dólar e as decisões de juros do banco. Segundo ele, a autoridade monetária está monitorando também outras variáveis.

"Estabelecer essa relação mecânica com a política monetária é um equívoco", afirmou.

Segundo Galípolo, o BC mantém no radar os efeitos da atuação da autoridade monetária sobre os preços dos ativos, pressionados pelos reações do mercado, além dos dados de inflação corrente.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Na ata da última reunião do Copom, o colegiado destacou os impactos de variáveis como o dólar, além das expectativas de alta da inflação e do cenário externo adverso e incerto.

Sobre a ata, Galípolo disse que em nenhum momento a autoridade monetária divergiu no tom do comunicado (publicado assim que sai a decisão de juros). A ata traz com mais detalhes o que balizou a decisão para a taxa Selic e é divulgada em até quatro dias úteis após a reunião.

Galípolo usou uma referência futebolística para defender que o comitê está alinhado –ele disse considerar que não seria bom para a credibilidade do BC "mirar em um lado e chutar para outro canto".

O que você está lendo é [Alta de juros está na mesa do Banco Central, diz Galípolo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...