Podcast reconta a morte de mulheres artistas e desmistifica homens célebres

Uma poça de sangue banha a calçada em frente à porta surrada de um estabelecimento qualquer na cidade de Iowa, nos Estados Unidos. Os passantes estranham, mas desviam e seguem até que aquilo não lhes diga mais nada.

É com essa obra da artista Ana Mendieta que começa a primeira temporada do podcast "Death of an Artist". A escolha não é casual. A obra guarda semelhança sinistra com a morte da própria artista cubana, radicada nos Estados Unidos. Mendieta foi encontrada morta devido à queda do apartamento onde morava em Nova York com o também artista Carl Andre.

As circunstâncias controversas deste evento são o eixo da temporada inaugural, de 2022. Agora, em 2024, a série retorna e se amplia, abordando a trajetória da artista Lee Krasner e sua relação com Friedrich Pollock, figura central do expressionismo abstrato.

Com riqueza de fontes do meio das artes, entre curadores e historiadoras, o podcast recupera as histórias destas artistas e mostra como seu brilho próprio foi em parte ofuscado por homens —companheiros de ambas, inclusive— que se tornaram nomes canônicos das artes.

O que você está lendo é [Podcast reconta a morte de mulheres artistas e desmistifica homens célebres].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...