O mundo está numa encruzilhada a nível de conflitos. Quais os países mais pacíficos?

Enquanto a Alemanha e Jordânia acolheram hoje conferências internacionais focadas nos dois conflitos que marcam a atualidade e que concentram neste momento as atenções e os recursos da comunidade internacional — as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza —, o mundo olha também para aqueles locais onde os conflitos são raros.

Segundo o Índice Global da Paz (IGP) 2024, divulgado esta terça-feira pelo Institute for Economics and Peace (IEP), a Islândia, a Irlanda, a Áustria, a Nova Zelândia, Singapura, a Suíça, Portugal, a Dinamarca, a Eslovénia e a Malásia são, por ordem, os 10 países mais pacíficos do mundo entre as 163 nações que constam do estudo.

💥️Onde acontecem mais conflitos?

Os dez piores colocados no ranking são, em último lugar, o Iémen (163.º lugar) precedido do Sudão, Sudão do Sul, Afeganistão, Ucrânia, República Democrática do Congo, Rússia, Síria, Israel e Mali (154.º).

O conflito na Faixa de Gaza teve um impacto muito forte na paz global, com Israel (155.º- queda de 11 posições) e a Palestina (145.º - queda de nove posições) a registarem uma forte deterioração no índice de paz. Equador (130.º posição), Gabão (118.º) e Haiti (143.º) foram outros países com grandes deteriorações no índice de paz, segundo o estudo.

Feitas as contas, a Europa é a região mais pacífica do mundo e as zonas do Médio Oriente e o norte de África continuam a ser as menos pacíficas.

Por sua vez, a América do Norte registou a maior deterioração média de todas as regiões. No entanto, apesar dessa deterioração, continua a ser a terceira região mais pacífica do mundo, atrás da Europa e Ásia-Pacífico.

💥️Estamos melhor ou pior do que na altura da II Guerra Mundial?

O relatório concluiu também que muitas das condições que precedem os grandes conflitos estão mais elevadas em relação ao que tivemos desde a final da Segunda Guerra Mundial. Existem atualmente 56 conflitos ativos, o maior número desde o final da II Guerra Mundial, e temos também menos conflitos a serem resolvidos, seja militarmente ou através de acordos de paz.

Os conflitos também estão a tornar-se mais internacionalizados, com 92 países agora envolvidos em guerras para além das suas fronteiras, o maior número desde a criação do Índice Global da Paz em 2008, complicando os processos de negociação para uma paz duradoura e prolongando as hostilidades.

“A internacionalização do conflito é impulsionada pelo aumento da competição entre grandes potências e pela ascensão de potências de nível médio, que estão a tornar-se mais ativas nas suas regiões”, indicou o relatório.

No total, as despesas militares e de segurança interna representaram mais de 74% do total impacto económico da violência, com os gastos militares respondendo por 8,4 biliões de dólares no ano passado.

💥️Então e Portugal?

Portugal é o sétimo país mais pacífico do mundo no Índice Global da Paz 2024, tendo descido uma posição em relação ao ano anterior e mantendo a quinta posição entre os países europeus.

No índice, Portugal ocupa a 114.ª posição no impacto económico da violência, representando os custos cerca de 3% do PIB português.

💥️Qual a grande mensagem neste estudo?

Com o aumento dos conflitos, o relatório vem deixar o alerta: o mundo está numa encruzilhada e, sem esforços concertados, existe o risco de um recrudescimento de grandes conflitos.

*Com Lusa

O que você está lendo é [O mundo está numa encruzilhada a nível de conflitos. Quais os países mais pacíficos?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...