Conheça o Universeine, prédio da vila olímpica feito por arquitetos brasileiros

Dos cerca de 40 prédios que compõem a vila olímpica em Paris, pelo menos um tem influência brasileira, o Universeine, projetado pelo escritório de arquitetura Triptyque. A fachada, modular e marcante, apresenta uma mistura de materiais entre o concreto, a madeira e o aço, pontuada por vegetação —elementos frequentes nos prédios que o Triptyque espalhou por São Paulo, principalmente nos bairros da Vila Madalena e do Sumaré, ao longo de duas décadas.

O escritório foi fundado no ano 2000, na capital paulista, e hoje é encabeçado pelos sócios Guillaume Sibaud e Olivier Raffaëlli, que mantêm a identificação do grupo como "franco-brasileiro" mesmo depois de perderem sua representante não francesa, a arquiteta Carol Bueno, morta há cerca de três anos, vítima de um câncer.

O Universeine está voltado para uma praça ampla, dialogando com o entorno e outros prédios da vila. Segundo Sibaud, a relação entre os diversos edifícios, elaborados por diferentes escritórios, reflete a intensa colaboração internacional entre os arquitetos no processo de idealização da vila. "Cada um levou sua maquete para a implantação geral e até modificou os projetos em função das conversas", diz.

O que você está lendo é [Conheça o Universeine, prédio da vila olímpica feito por arquitetos brasileiros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...