Assim como o açúcar, adoçantes também podem trazer riscos à saúde, dizem especialistas

Quando os adoçantes artificiais entraram no mercado dos Estados Unidos, na década de 1950, os fabricantes de alimentos fizeram uma grande afirmação: que eles poderiam satisfazer a vontade de comer doces sem os efeitos negativos à saúde —e as calorias— do açúcar.

Hoje em dia, adoçantes artificiais e outros substitutos do açúcar se tornaram onipresentes no fornecimento de alimentos, aparecendo em uma série de produtos, incluindo refrigerantes diet, pão fatiado e iogurtes com baixo teor de açúcar —sem mencionar seu café da manhã.

Mas questões sobre substitutos do açúcar vêm sendo levantadas há décadas, com cientistas e autoridades de saúde pública sugerindo que eles podem trazer certos riscos à saúde.

A pesquisa sobre como os substitutos do açúcar afetam nossos corpos é preliminar, complexa e às vezes contraditória.

"Eles não foram estudados tanto quanto deveriam em humanos", diz Dariush Mozaffarian, cardiologista e diretor de um centro de alimentação do Instituto de Medicina da Universidade Tufts.

Isso nos deixa com muitas perguntas sobre como pesar seus potenciais benefícios e riscos.

O que é um substituto do açúcar?

O termo inclui uma gama de substâncias que têm gosto doce, mas não têm as calorias encontradas no açúcar. Às vezes, são centenas a dezenas de milhares de vezes mais doces que o açúcar, então um pouco rende muito.

Eles são usados para adoçar muitos alimentos e bebidas "sem açúcar" e "diet", incluindo bebidas energéticas, gomas de mascar, doces, assados e sobremesas congeladas. Muitos também são vendidos como produtos autônomos, em pó ou líquido.

Os substitutos do açúcar são agrupados de acordo com a forma como são feitos:

💥️ADOÇANTES ARTIFICIAIS

São aditivos alimentares sintéticos que são 200 a 20 mil vezes mais doces que o açúcar de mesa, de acordo com a FDA (agência americana que regulamenta drogas e alimentos). Desde a década de 1970, a agência aprovou seis deles: aspartame, sucralose, sacarina, acessulfame de potássio, neotame e advantame.

💥️ADOÇANTES À BASE DE PLANTAS E FRUTAS

São feitos de folhas ou frutos de certas plantas e são pelo menos 100 vezes mais doces que o açúcar, de acordo com a FDA. Eles incluem extratos da planta stevia e da fruta-dos-monges. A taumatina, um adoçante de baixa caloria menos comum, é feito da fruta katemfe da África Ocidental. A FDA geralmente reconhece esses adoçantes como seguros, então os fabricantes podem adicioná-los a alimentos e bebidas.

💥️ÁLCOOIS DE AÇÚCAR

Não são açúcares e nem álcoois, são um tipo de carboidrato que tem gosto doce, mas tem menos calorias (e carboidratos) do que o açúcar. Eles têm nomes como sorbitol, xilitol, manitol e eritritol e são encontrados naturalmente em certas frutas e vegetais, como abacaxis, ameixas e cogumelos. O tipo usado em produtos embalados é produzido sinteticamente e permitido pelo FDA para uso como substitutos do açúcar.

O que você está lendo é [Assim como o açúcar, adoçantes também podem trazer riscos à saúde, dizem especialistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...