Pessoas com obesidade e sobrepeso recebem cuidado multidisciplinar em projeto do SUS em Alagoas

Pessoas com sobrepeso ou obesidade que foram atendidas por profissionais da atenção primária à saúde (APS) melhoraram sua qualidade de vida, disposição e alimentação adequada.

O modelo de atendimento ajudou a aumentar os novos diagnósticos de sobrepeso e obesidade, o que também refletiu na melhor compreensão dos profissionais de saúde sobre a condição.

A iniciativa foi um projeto conduzido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz via Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), que educou pacientes sobre obesidade e sobrepeso no estado de Alagoas. O Proadi é financiado com recursos de imunidade tributária concedidos a hospitais filantrópicos reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

O projeto foi conduzido entre 2023 e 2023 e mostrou que a APS –primeira porta de entrada para os cuidados médicos– precisa ser mais eficaz no tratamento e acompanhamento de pessoas com sobrepeso e obesidade.

Segundo Haliton Júnior, diretor de Responsabilidade Social do hospital, a iniciativa aconteceu após uma atuação prévia em projeto anterior no estado que indicou baixa resolução da obesidade na atenção primária em algumas situações.

Um artigo publicado em 2023 pela Revista Panamericana de Salud Pública com dados do Sistema de informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) mostrou que apenas uma pequena porcentagem de 2,85% de consultas na APS estava relacionada à obesidade.

"Muitas pessoas acabavam atendidas em níveis de complexidade maiores, ou porque eram notadas nesse atendimento secundário ou porque já tinham complicações advindas da obesidade, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares", diz. A obesidade é um fator de risco para diversas doenças embora ela seja também uma enfermidade de agravo à saúde.

Dentre as medidas, o projeto mapeou os serviços de saúde no estado, treinou profissionais e orientou pacientes em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios, de acordo com Carolinne Ferreira Abrahão, coordenadora do projeto em Alagoas.

O que você está lendo é [Pessoas com obesidade e sobrepeso recebem cuidado multidisciplinar em projeto do SUS em Alagoas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...