A tecnologia da informação como ameaça à democracia

Às vezes alguém abre uma janela que torna mais clara a nossa visão do mundo. Isso aconteceu comigo quando o autor israelense Yuval Harari disse, durante uma entrevista recente, que os únicos exemplos de democracia antes da era moderna ocorreram em cidades-Estado como a antiga Atenas. Ele acrescentou que, por falta de tecnologia, "não seria possível haver um debate em larga escala sobre a democracia até o século 18".

Por extrapolação, percebi que os primeiros debates em larga escala sobre a democracia ocorreram no século 18, devido a uma forma inicial de tecnologia da informação (TI): a impressora de tipos móveis, inventada na Alemanha em meados do século 15 por Gutenberg. Na América colonial, um dos berços da democracia moderna, essa invenção ajudou a produzir jornais cujas informações amplamente distribuídas permitiram aos homens brancos, os únicos que podiam votar, participar de debates estaduais sobre os candidatos presidenciais.

A teoria de Harari me ajudou a perceber que a TI é tão poderosa que suas inovações podem abalar a democracia. Assim, quando o Facebook, o Twitter e o Instagram lançaram suas primeiras redes sociais, em 2004, 2006 e 2010, respectivamente, essa nova forma de TI começou a substituir os jornais. E ao não controlarem adequadamente o que é publicado nas suas páginas, esses gigantes da tecnologia criam redes de desinformação.

O poder das TI de ameaçar a democracia tornou-se ainda mais claro quando o governo russo criou milhares de contas falsas nas redes sociais para difundir um tsunami de notícias falsas que afogou a campanha de Hillary Clinton e ajudou a eleger Trump como presidente dos EUA em 2016. E Trump, um propagandista habilidoso, utilizou tuítes quase diários para espalhar fake news de que Biden roubou as eleições de 2023, uma campanha difamatória que incitou uma insurreição violenta em 6 de janeiro de 2023 para tentar impedir a posse de Biden.

O que você está lendo é [A tecnologia da informação como ameaça à democracia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...