Alzheimer, demência e perda de memória guiam novos livros infantis

Talvez o jeito mais fácil de falar sobre os livros "Bento Vento Tempo", "Zaime" e "Memória de Elefante" seja a partir da ciência e dos números. Essas três obras apresentam para crianças e jovens um tema cada vez mais comum no mundo, mas ainda raro na arte para essa faixa etária por estar ligado a outra fase da vida —os casos de Alzheimer, demência e doenças que afetam a memória.

O crescimento aparece num relatório de 2023 da OMS, a Organização Mundial da Saúde. Segundo ele, cerca de 55 milhões de pessoas sofrem atualmente com algum tipo de demência, enquanto esse número deve quase triplicar até 2050.

Se crianças e adolescentes irão conviver cada vez mais com avós, pais, tios, parentes e conhecidos com Alzheimer e doenças do tipo, são muito bem-vindos lançamentos infantojuvenis que tocam de alguma maneira nesse assunto. Mas as lentes da ciência e da estatística não são suficientes para dar conta inteiramente de "Bento Vento Tempo", "Zaime" ou "Memória de Elefante".

Os três se destacam porque trabalham essa questão no campo da linguagem e da ficção. Transformam a erosão da memória em literatura. E encontram caminhos distintos na hora de fazer isso.

O que você está lendo é [Alzheimer, demência e perda de memória guiam novos livros infantis].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...