Só 40% dos celulares recuperados pela polícia de SP após roubo voltam ao proprietário

Menos da metade dos celulares roubados e que são recuperados pela polícia na cidade de São Paulo são devolvidos aos donos, mostram dados da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) —que disse que um culpou as vítimas pelo baixo número, entre outras razões.

De janeiro a maio foram apreendidos 2.509 telefones furtados ou roubados na capital paulista, mas apenas 1.025 retornaram para os bolsos dos proprietários, o que representa 41%.

A quantidade é inferior aos 46% registrados no mesmo período do ano anterior na cidade, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública). A pasta, chefiada por Guilherme Derrite, não forneceu os números absolutos de janeiro a maio de 2023.

Para comparação, nos primeiros cinco meses de 2024, 58 mil aparelhos foram roubados na cidade, uma diminuição de 24% em relação a 2023.

O número de aparelhos recuperados são da Operação Mobile, criada pelo governo estadual para combater o roubo de celulares. Por isso, ela concentra as devoluções. A secretaria afirma que é possível que alguns telefones sejam entregues aos donos pela polícia sem ser parte da operação, mas não há dados disponíveis sobre eles.

Questionada sobre os problemas enfrentados para entrega dos objetos, a gestão Tarcísio elencou os motivos que dificultam essa ação. "Para realizar a devolução de forma segura é necessária a identificação do Imei [uma espécie de RG do aparelho] que, quando alterado de forma criminosa, impede a identificação da origem. Há ainda o desinteresse dos proprietários por várias razões, como a distância do local onde o crime ocorreu da atual moradia ou porque já receberam novos aparelhos da seguradora".

O que você está lendo é [Só 40% dos celulares recuperados pela polícia de SP após roubo voltam ao proprietário].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...