Eduardo Bolsonaro vota a favor de PEC da Anistia, na contramão de bolsonaristas

Além do esquerdista PSOL e do direitista Novo, parlamentares de outras legendas votaram contra a PEC da Anistia apesar de seus partidos orientarem o voto a favor.

A maior dissidência contrária ao projeto, aprovado nesta quinta-feira (11), foi de bolsonaristas do PL, partido que registrou 47 votos a favor da medida e 30, contra na primeira votação.

Apesar disso, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, votou a favor da medida que concede um autoperdão a partidos e que corta a verba eleitoral de negros, entre outras medidas favoráveis às elites políticas do país.

Outro bolsonarista favorável à medida foi Eduardo Pazuello (PL-RJ), ministro da Saúde no governo Bolsonaro.

Veja aqui como cada deputado votou.

A PEC foi aprovada pela Câmara, em primeiro turno por 344 votos a 89.

A medida contou com o apoio do PT de Lula e do PL de Bolsonaro.

No PT, a dissidência foi bem menor. O partido deu em primeiro turno 56 votos a favor da PEC, entre eles o da presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PR), defensora pública da medida.

Só houve quatro contrários no PT: Erika Kokay (DF), Luiz Couto (PB), Tadeu Veneri (PR) e Reginete Bispo (RS).

A PEC ainda precisa ser aprovada ainda pelo Senado. Por ser uma emenda à Constituição, caso seja aprovada pelos senadores ela é promulgada diretamente, sem necessidade de veto ou sanção presidencial.

A PEC tem como um dos objetivos de derrubar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que obriga os partidos a distribuir a bilionária verba de campanha de forma proporcional ao número de candidatos brancos e negros (pretos e pardos).

O que você está lendo é [Eduardo Bolsonaro vota a favor de PEC da Anistia, na contramão de bolsonaristas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...