Onda de frio chega ao Sul e derruba a temperatura em grande parte do Brasil

Uma onda de frio, impulsionada por uma massa de ar polar vinda da Argentina, chegou nesta quinta-feira (11) à região Sul e deve derrubar as temperaturas em grande parte do Brasil nos próximos dias.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu na noite de quarta (10) um alerta laranja devido à onda de frio, mostrando que há perigo à saúde das pessoas pela expectativa de temperaturas 5ºC abaixo da média por período de três a cinco dias.

O alerta vale até a manhã de sábado (13), mas pode ser prorrogado dependendo da atuação da massa de ar, que deve provocar geadas (congelamento do orvalho noturno sobre as superfícies) na campanha gaúcha, além das serras gaúcha e catarinense, o que pode prejudicar as plantações.

Outra possibilidade nessas regiões é a chuva congelada, que ocorre quando um floco de neve que cai se derrete por completo ou acumula umidade em seu entorno durante o trajeto até o chão e então congela novamente antes de tocar o solo ou a superfície de um objeto, formando pequenas pedrinhas de gelo.

Segundo previsão do site Climatempo, essa onda de frio deve se manter até a próxima terça-feira (16) e derrubará as temperaturas em uma grande faixa diagonal que vai do sul do Amazonas e Acre, passando pelo sul de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais até o Rio de Janeiro.

A faixa rosa do mapa acima é onde o frio será mais intenso. Na azul escuro, os termômetros devem marcar entre 3°C e 5°C abaixo da média. E na azul clara, a diminuição da temperatura deve ficar até 3°C mais baixa que o esperado para a época do ano.

Carregando imagens...
O que você está lendo é [Onda de frio chega ao Sul e derruba a temperatura em grande parte do Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...