Enchentes no RS começam a afetar menos a inflação dos alimentos, dizem analistas

A inflação do grupo alimentação e bebidas perdeu força em junho no Brasil, o que pode sinalizar uma redução do impacto nos preços causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, segundo economistas.

A carestia da comida, contudo, ainda pressiona o bolso dos consumidores, de acordo com dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados nesta quarta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em junho, os preços de alimentação e bebidas subiram 0,44% no país, abaixo do avanço de 0,62% em maio. Ainda assim, o segmento teve o maior impacto no IPCA entre os nove grupos de produtos e serviços que compõem o índice oficial de inflação. A contribuição foi de 0,10 ponto percentual.

Na média geral, o IPCA desacelerou a 0,21% em junho, após marcar 0,46% em maio. Isso mostra que a carestia da comida segue em patamar superior ao índice como um todo.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Considerando somente os alimentos consumidos dentro de casa, que integram o cálculo de alimentação e bebidas, os preços subiram 0,47% em junho, abaixo do avanço de 0,66% em maio.

No quinto mês do ano, parte dos produtos havia sido pressionada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, segundo o IBGE.

Principal produtor de arroz do Brasil, o estado amargou perdas em plantações com a tragédia climática. As chuvas ainda destruíram estradas e pontes, dificultando o transporte de mercadorias.

Na visão de economistas, é possível que os impactos da catástrofe estejam se dissipando no IPCA ou não sejam tão graves como as previsões sinalizaram em um primeiro momento.

"Aparentemente, [a tragédia das chuvas] não teve um impacto tão significativo", diz André Valério, economista sênior do banco Inter. "O próprio governo tem falado que não vê mais necessidade de fazer o leilão de arroz."

O que você está lendo é [Enchentes no RS começam a afetar menos a inflação dos alimentos, dizem analistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...