Israel anuncia avanço massivo sobre território da Cisjordânia

Israel oficializou nesta quarta-feira (3) o confisco de um terreno de 12,7 km² (o equivalente a 1.814 campos de futebol) na Cisjordânia ocupada.

Segundo a ONG Peace Now, que monitora a expansão de assentamentos do país na região, esta é a maior área do território palestino a ser confiscada por Tel Aviv desde a assinatura dos Acordos de Oslo, três décadas atrás.

Ainda de acordo com a organização —fundada por um grupo de ativistas israelenses que incluía, entre outros, o celebrado escritor Amós Oz (1939 - 2018)—, a ação faz deste o ano em que Israel mais avançou sobre a Cisjordânia ocupada. Desde janeiro, o país se apropriou de cerca de 23 km² ali, sendo 2,6 km² destes em 29 de fevereiro e 8,8 km², em 20 de março.

O ato mais recente, aprovado no último dia 25, mas só formalizado nesta quarta, tem potencial para agravar ainda mais as tensões entre Israel e o grupo terrorista Hamas na guerra em andamento na Faixa de Gaza.

Os assentamentos são considerados ilegais ou ilegítimos pela maior parte da comunidade internacional, e sua expansão é para os palestinos um dos principais obstáculos a uma paz duradoura. Ao mesmo tempo, a coalizão de ultradireita liderada pelo primeiro-ministro Binyamin Netanyahu encoraja essas ocupações.

O que você está lendo é [Israel anuncia avanço massivo sobre território da Cisjordânia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...