Milei é conflituoso e não ajuda na boa vizinhança, diz presidente da Bolívia

O presidente da Bolívia, Luis Arce, disse nesta quarta-feira (3) em entrevista à agência de notícias AFP que o presidente da Argentina, Javier Milei, é conflituoso e que isso "não ajuda a boa vizinhança" na América do Sul.

Arce fez as críticas a Milei dias depois que o governo argentino chamou a tentativa de golpe fracassada na Bolívia do último dia 26 de farsa, e disse em nota que repudiava "a falsa denúncia de golpe de Estado". Em resposta, La Paz convocou o embaixador argentino para dar explicações.

No fim de junho, o general boliviano Juan José Zúñiga cercou o palácio presidencial onde estava Arce com blindados e tropas fortemente armadas para exigir uma troca ministerial no governo. Arce demitiu os chefes das Forças Armadas, nomeou substitutos e ordenou que os soldados deixassem o local —após horas de tensão, a ordem foi obedecida, e Zúñiga foi preso.

Ao ser detido, o militar afirmou, sem apresentar provas, que agiu a mando de Arce e que o presidente teria ordenado um autogolpe para supostamente aumentar sua popularidade. O governo nega e diz que Zúñiga mente, mas a acusação levou Evo Morales, ex-presidente e rival de Arce, a dizer que estava mais convencido de que a quartelada foi um autogolpe —sentimento ecoado por Milei.

O que você está lendo é [Milei é conflituoso e não ajuda na boa vizinhança, diz presidente da Bolívia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...